Tuesday, February 11, 2014

Frutas exóticas e raras no Brasil II

8 - Pitaia - A fruta é rica em vitamina A e C, a polpa é comida crua ou em calda, em saladas, sobremesas, sucos, xaropes e coquetéis. Até vinho é feito deste cacto. A fruta fresca deve ser resfriada em geladeira e depois cortada em duas partes, para mostrar a polpa, que pode ser então fatiada ou removida. Hoje está muito popular a caipirinha de pitaia, com limão, enfeitada com as sementes pequenas negras da fruta, na verdade um belo e colorido aperitivo. As sementes são levemente laxantes e as flores comestíveis são colocadas em sopas.


9 - Bacuri - A fruta é originária do norte da América do Sul, tem um sabor requintado, polpa muito carnuda, branca e cremosa. Tem sabor e cheiro agradáveis e é usada para sucos, doces, sorvetes e geleias. A fruta chega a pesar mais de um quilo, tem duas sementes grandes e a polpa. “Muitíssimo usada no Pará. Até chope aromatizado com bacuri existe e filé ao molho de bacuri”
10 - Maná - É uma fruta brasileira, nasceu na Amazônia. É rica em cálcio, fósforo e vitamina B3. Elas podem ser usadas em doces, geleias e sorvetes. “As frutas de tamanho menores são mais saborosas para sucos”
11 - Granadilha - O maracujá da Colômbia já é produzido no interior de São Paulo.  A fruta é alaranjada, tem a casca lisa e por dentro se assemelha ao maracujá. No entanto, a polpa é branca e adocicada
12 - Longan - De origem asiática, a Longan, também conhecida como “olho de dragão” tem o sabor adocicado e já é cultivada no Brasil. A fruta é parecida com a lichia, mas tem tamanho menor.
13 - Kino - Originária do continente africano, o kino é oval, tem uma cor alaranjada, espinhos tortos, grossos e pontiagudos na casca. O sabor mistura o ácido com doce. A polpa é gelatinosa. 
14 - Chirimoya - nasceu nos Andes peruanos e nas montanhas do Equador. Ela tem a casca verde e áspera. Por dentro é branca, com sementes pretas. Quanto ao sabor, a chirimoya mistura um gosto ácido ao doce.

Veja também: Frutas exóticas e raras no Brasil I

Fonte: daslissblog
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...