Saturday, February 1, 2014

Cuidados com a pele durante a Gravidez

A gestação é um momento mágico na vida da mulher. Porém, muitas vezes ocorrem modificações importantes no corpo feminino, levando a marcas indesejáveis que podem persistir pelo resto de sua vida. 
As novas tecnologias de diagnósticos na prática da medicina moderna vêm possibilitando a prevenção com tratamentos cada vez mais eficazes dessas alterações, proporcionando bem estar à mãe.
Acredito que beleza e gravidez devem caminhar juntas – sempre -, pois uma das fases mais bonitas que uma mulher pode passar é a gravidez. A gestação nos dias de hoje está sendo transformada com os cuidados, utilizando recursos seguros e cientificamente comprovados na estética obstétrica.

A pele é o maior órgão de todo o corpo humano e graças a ela nos relacionamos com o meio ambiente. Além do fato dela desempenhar papel de vital importância, por ser uma barreira contra infecções e outros agentes agressores externos, é através da pele que podemos perceber o frio ou calor, distinguir diferentes texturas e consistências, sentir dor, e manifestar carinho ao toque, por exemplo.

A pele é formada por três camadas distintas:

- A Epiderme é a porção mais externa da pele, que é formada por várias outras camadas de células, que estão sempre se renovando. Nela encontramos um pigmento natural que dá cor à pele, chamado melanina.
   
- A Derme é uma camada muito rica em diferentes estruturas. Nela encontramos os vasos sanguíneos, que nutrem a pele, o folículo piloso (local onde nascem os pêlos), as fibras de colágeno e elastina (responsáveis pela tonicidade e elasticidade da pele), os nervos sensitivos (responsáveis pelo tato), as glândulas sebáceas (responsáveis por hidratar e proteger a pele) e as glândulas sudoríparas (responsáveis pela transpiração).
   
- A Hipoderme é a camada mais profunda da pele. Formada por células gordurosas, é responsável por manter a temperatura do corpo, além de funcionar também como uma reserva energética e proporcionar o “formato” ao corpo.


Fatores hormonais, metabólicos e imunológicos são os que mais influenciam nas mudanças da pele durante a gestação. Não podemos esquecer os prejuízos psicológicos causados através da ansiedade materna, tanto pelas alterações estéticas durante a gestação como pela continuidade após o parto; para isso existem tratamentos preventivos e curativos que podem ser feitos antes, durante e após a gestação de acordo com a necessidade de cada paciente.

O ideal e o preparo da pele e corpo antes da gestação, pois evitamos as estrias indesejáveis,  as manchas (melasma gravídico, a piora da acne, a flacidez do corpo e as varizes, que são algumas das principais queixas que podemos trabalhar para um “projeto bebê”, como costumo chamar, perfeito e mais saudável e feliz.

É importante também um Pré Natal bem feito com uma relação médico-paciente bem estabelecida, pois nem tudo é possível para todas as grávidas. Sendo assim, procure antes de engravidar realizar uma avaliação com seu ginecologista de todos os aspectos, incluindo os cuidados com a estética. Veja a seguir alguns efeitos da gravidez e o que você poderá fazer para evitá-los ou amenizá-los.

- A Hiper-pigmentação na gestação esta relacionada ao aumento dos níveis de hormônio estimulador de melanócitos (MSH), estrógeno e progesterona. Podem acometer cerca de 90% das mulheres, especialmente nas de pele escura. 


A maioria das gestantes apresenta grau leve e generalizado, com acentuação em mamilos, aréolas e axilas. Essas alterações comumente diminuem após o parto, mas nem sempre regridem por completo. O tratamento melhor neste caso e a prevenção. Alguns produtos podem ser indicados mesmo durante a gestação mas o tratamento mesmo é antes e logo após o parto.
- O Melasma (também já foi chamado de cloasma), aparece na segunda metade da gestação e tem característica simétrica e borrada. Cerca de 45% a 75% das gestantes desenvolvem essa alteração da pele podendo ter padrão centro facial  malar ou mandibular. 

Felizmente o melasma da gravidez persiste no período pós parto em menos de 10% dos casos e o tratamento nesses casos é difícil e o sucesso depende da profundidade do pigmento, sendo mais difícil nos casos em que há extensão dérmica da melanização. Neste caso , as vezes podemos amenizar utilizando protetores solares . O que as vezes esquecemos, não é mesmo!!

- As Estrias que acometem em 55% a 90% das gestantes. As estrias são lesões cutâneas lineares, ou “riscas” na pele, podendo ter 1 centímetro ou mais, de coloração variada, que surgem principalmente com mais frequência no abdome, nos quadris nas nádegas e nas mamas. 

Essas lesões são formadas pela ruptura das fibras da pele, responsáveis pela elasticidade, ocasionadas por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas, podendo adquirir mais tarde uma tonalidade esbranquiçada apresentando depressão de superfície e finas rugas. 

A melhor maneira de prevenir ainda e uma boa alimentação que evite o ganho de peso excessivo durante a gravidez, evitando a hiper-distensão da pele. Beber muito líquido também ajuda , além de claro, existirem muitos produtos excelentes que ajudam a prevenir e amenizar as estrias. Muitas formulações estão disponíveis para o uso durante a gravidez e logo após o parto muitas técnicas estão liberadíssimas e são ótimas inclusive para melhorar a flacidez do pós parto.

- As Varizes aparecem em decorrência de compressão da veia cava inferior pelo útero e com frequência maior em membros inferiores, vulva e região perianal (hemorroidas). Para evitar essas alterações recomenda-se repousar em decúbito lateral esquerdo, usar meias elásticas e evitar períodos longos em pé ou sentado sem se movimentar. Existe uma regressão apenas parcialmente no pós parto, sendo por vezes necessária a avaliação do médico cirurgião vascular ou angiologista.

Quando falamos em beleza na grávida não podemos esquecer da alimentação que faz toda diferença para uma gestação saudável.

Alimentação durante a gravidez
Não basta controlar o valor energético dos alimentos das gestantes. É necessário que a dieta tenha densidade de nutrientes adequada, ou seja, rica em proteínas, vitaminas e minerais. A necessidade de proteína aumenta para 60g/dia durante a gestação (aumento de 15g em relação às necessidades de não gestantes). 


O sódio, embora não precise ser restringido, deve ter seu uso excessivo evitado. As únicas substancias que devem ser suplementadas são o ácido fólico no primeiro trimestre e período periconcepcional e ferro e cálcio no segundo e no terceiro trimestre.

Algumas dicas de alimentação para manter a pele mais bonita e saudável:

- Beba todos os dias uma média de 2 litros de água, que ajuda na hidratação da pele; 

- Aumente a ingestão de alimentos integrais no seu dia a dia, pois eles favorecem a digestão e eliminam toxinas;

- Consuma azeite extra-virgem, cereais (ex: semente de linhaça), sucos de frutas e chás (ex: verde);
   
- Combata o envelhecimento precoce da pele com frutas, verduras e legumes ricos em vitaminas A, C e E.

Vitamina A: Não apenas auxilia na integridade da pele e das mucosas do bebê, mas também na visão e no sistema imunológico. Pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como fígado, gema, leite e derivados, além dos vegetais folhosos verde-escuros e nas frutas e hortaliças amarelo-alaranjadas.

Vitamina C: encontrada especialmente em frutas cítricas, como a laranja, a acerola e o limão.

Vitamina E: por sua vez, fornece proteção às membranas celulares contra a deterioração dos radicais livres. É encontrada no óleo de milho, de soja, de girassol, bem como no gérmen de trigo, nas amêndoas e avelãs.

Complexo B: Ainda o fígado, cogumelos, milho, abacate, carne de galinha e, novamente, nos ovos, leite e vegetais são ricos em vitamina B5, do famoso complexo B. Ela age por dentro e, ao ser absorvida, estimula a regeneração natural da pele, deixando-a nutrida e fortalecida.

Grávidas, lindas e saudáveis: sim é possível!!! Então vamos ao “Projeto bebê”.


Veja também: Dicas de cuidados com a saúde e beleza na gravidez


Fonte: Dra. Christiane Curci Regis - CRM/SP 80288


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...