Sunday, February 9, 2014

Castanha de Caju – pequena, saborosa e poderosa

Essa saborosa amêndoa, já consagrada na culinária internacional, é também um poderoso aliado do nosso organismo, apesar de pequena, é uma fonte riquíssima de diversos nutrientes que auxiliam em tratamentos e previnem inúmeras doenças e males da saúde.



Sua composição possui uma grande variedade de nutrientes como: proteínas, gorduras, selênio, magnésio, cálcio, ferro, potássio, zinco e fósforo, carboidratos, ácido linoleico, vitamina K, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B5 entre outras… Sendo assim, seu consumo traz vários benefícios como:
  • Protetor do sistema cardiovascular e controle dos níveis de colesterol,
  • Potencializa a absorção do cálcio.
  • Aumenta a pré-disposição.
  • Auxilia no controle e redução dos níveis de glicose no sangue.
  • Excelente ativador cerebral, melhora a memória, concentração, pois contêm de ferro, duas vezes mais que um bife, cujo o mineral, ajuda na oxigenação celular, além de ser ótimo no combate a anemia, pode contribuir na prevenção do mal de Alzheimer.
  • Suas propriedades antioxidantes, combate ao envelhecimento celular, por serem ricas em gorduras monoinsaturadas, que podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer.
  • Potencializa o bom funcionamento do sistema imune, pois é rica em zinco entre outros.
  • Sintomas da Depressão e mau humor podem ser diminuídos com o consumo de castanha de caju, pois são ricas num aminoácido chamado L-triptofano.

Deve ser consumida com moderação, é um alimento proteico e rico em gorduras o que o torna muito calórico como a maioria das castanhas e amêndoas, recomenda-se o consumo diário de 3 a 5 unidades por dia para se conseguir os efeitos benéficos da castanha, mas para um melhor balanceamento de uma dieta e avaliação de suas necessidades, é necessário uma opinião de uma médico ou nutricionista.

Comentado por Maria Cristina Pittol Fuchs – Farmacêutica


Fonte: phd
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...