Sunday, January 12, 2014

Ondas gigantes do Canhão de Nazaré – Portugal

O Canhão da Nazaré é um desfiladeiro submarino de origem tectônica situado ao longo da costa da Nazaré, em Portugal. Considerado o maior cânion submarino da Europa, começa a definir-se a cerca de 500 metros da costa, com cerca de 50 metros de profundidade e se estende por 211 km chegando a atingir profundidades de até 5000 metros. 


O Canhão de Nazaré funciona como um polarizador de ondulações, onde as ondas conseguem viajar a uma velocidade muito maior pela falha geológica, chegando na costa formando ondas gigantescas. 
A Praia do Norte, na cidade de Nazaré, apresenta ondas muito maiores do que o restante da costa portuguesa por conta do Canhão de Nazaré. No dia 01/11/2011 o surfista Havaiano, Garrett McNamara surfou uma onda de 27,5 metros, no norte do Canhão, e que foi registrada no Guiness Book of Records. 
No dia 28/01/2013 Garrett McNamara surfou uma onda calculada em 34 m que poderá bater o seu recorde anterior, já considerada a maior de todas, segundo o Guinness, mas especialistas a calcularam com 30 metros. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...