Friday, January 10, 2014

O que ocorre com nosso corpo no verão?

Depois da chegada do Verão, os dias estão cada vez mais quentes. Enquanto alguns não sofrem com dias assim, outros porém, acabam tendo reações desagradáveis no corpo, por conta deste calor. Separamos algumas dessas, para que você entenda um pouco mais o seu corpo, nesses dias tão quentes que estamos tendo.

Dor de cabeça
 
Isso não pode ser considerado comum, é preciso observar se o corpo está sendo exposto de maneira constante a altas temperaturas. Quando você faz esse tipo de exposição exagerada ao seu corpo, ele reage, querendo deixa-lo na temperatura normal e estável.


Mas existe solução sim, você precisa manter o corpo, em uma temperatura pelo menos agradável nos dias quentes. E para isso é preciso que você possa ingerir muito liquido, de preferência pela água, porque ela é fundamental para o corpo. 

E ainda poderá optar por sucos naturais de frutas, principalmente aqueles que sejam feitos com frutas que refrescam. Você ainda poderá esfriar o corpo, tomando um banho de morno para frio. Mas se for o caso, da dor ser algo muito constante é preciso consultar um médico.

Possível queda na pressão

 
Como os dias de verão, são costumeiros mais quentes, a dilatação do sistema circulatório acaba sendo maior. E com isso, pode ocorrer diminuição na pressão dos vasos sanguíneos. Isso tudo misturado, causa normalmente a queda na pressão, o que vai acabar deixando a pessoa indisposta e cansada, mesmo em dias que nem fazemos nada. 


Esse cansaço ocorre justamente por conta do tempo quente. Para evitar a queda brusca de pressão nos dias quentes, é preciso ter uma alimentação balanceada, ingerindo alimentos que contenham água, como frutas e legumes. Assim como o consumo de líquidos é essencial.

Suar demais

 
Não existe uma pessoa que não tenha percebido que o suor aumenta em dias quentes. Isso é um fato comprovado por todos nós, principalmente em áreas que são propicias para isso. O aumento do suor pode aumentar no verão, justamente porque o corpo, tenta manter a temperatura normal e agradável do corpo, dessa forma poderá aumentar a produção de líquidos, o que acaba gerando o suor. 


Além de termos o corpo mais suado, por vezes a pele acaba ficando mais oleosa também, no verão. A oleosidade e o suor, são naturais nessa época do ano, mas é preciso um pequeno alerta: mantenha o corpo, e as roupas sempre muito bem limpos, assim você evita o acumulo de bactérias, que essas sim, podem causar problemas e mau cheiro. 

Então, higiene é fundamental, sempre! Além disso, nas axilas o uso de desodorante é algo que não pode ser esquecido. Se for necessário, reponha ele durante o dia. E para que as roupas ajudem você a controlar o suor, é preciso escolher aqueles que sejam de algodão e de preferência em cores claras.

Urinamos menos, apenas de tomarmos mais água

Enquanto no frio, tudo que tomamos, vira urina, no calor não é assim que funciona, porque acabamos eliminando os líquidos que ingerimos, inclusive no suor, e por isso, acabamos indo menos ao banheiro. Mas isso não quer dizer que você deve diminuir a quantidade de liquido que toma durante o dia, bem pelo contrario, é muito importante que você mantenha o corpo hidratado por líquidos, porque assim evita uma desidratação.

Aumento das cãibras

Isso poderá ocorrer, pelo mesmo no caso, de estarmos com o corpo, desidratado. Justamente porque perdemos muito mais líquidos em dias quentes, pelo suor. O ideal é que você mantenha o corpo preparado, para que as temíveis cãibras não apareçam, e a melhor forma de fazer isso é fazer exercícios de forma regular, além disso, alongar é uma ótima pedida, e ajuda muito em casos assim, e o principal, mantenha o corpo hidratado, beba muita água.

Cansaço em excesso

Justamente porque o corpo precisa tentar manter a temperatura normal do corpo, a frequência cardíaca poderá aumentar, assim como a circulação periférica. Isso vai fazer com que você gaste muito mais energia do que está acostumada, levando aquela sensação já tão conhecida, de um cansaço extremo. 


Além disso, estar cansada demais poderá estar diretamente ligado ao fato de você poder estar com uma insolação, ela ocorre quando você faz o seu corpo, ser exposto por muito tempo ao sol.

Corpo inchado

Esse fato ocorre normalmente nas mãos e pés, por conta do fluxo sanguíneo, além da queda de pressão arterial. Isso poderá causar uma concentração excessiva de líquidos nas áreas já citadas do corpo. Para evitar que o corpo fique inchado, você poderá alongar, e para os casos que são mais complexos, e que o corpo fica realmente muito inchado, é ideal que você use meias compressivas, mas isso só poderá ser feito, se o médico indicar.

Saiba que é natural, algumas pessoas sentirem-se realmente mal em dias quentes, por isso, não ache que você é a única nesse universo, que está tendo esses sintomas. É natural, porque nosso corpo, está acostumado com outro tipo de temperatura. Por isso, o melhor é poder cuidar-se todos os dias, assim você evita que os desconfortos do verão apareçam para você. 


Mantenha a saúde em dia, assim você poderá estar livre desses pequenos probleminhas, que tanto incomodam a vida, justamente porque quando não estamos nos sentindo muito bem, parece que o resto do dia todo ficará ruim.

Se for o caso, dos problemas serem mais graves, é importante consultar um médico, porque algumas pessoas, precisam inclusive tomar alguns tipos de remédios, e até mesmo fazer tratamentos mais profundos, para não sofrer tanto em dias, que são quentes.

Você pode aproveitar o melhor do verão, sem precisar ficar escondida em casa, no ar condicionado. Precisamos nos adaptar, e nosso corpo também. Poderá levar alguns dias, mas nada podemos fazer para mudar o calor, apenas nos prevenir e cuidar do nosso corpo. Assim, não teremos mais esse sofrimento incomodativo para nossas vidas. 


Pense em soluções praticas e que sejam naturais, antes de tomar muitos remédios em casa, e permita-se descansar, porque o seu corpo precisa de um descanso de vez em quando.


Veja também o artigo: Sucos hidratam e são aliados no verão I e Sucos hidratam e são aliados no verão II


 

Fonte: patricinhaesperta

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...