Saturday, January 18, 2014

O que fazer em caso de queimadura por Água Viva?

Tempo livre, despreocupação, céu azul, sol quente, praia e mar! Pode parecer a combinação perfeita para um dia de calma e paz, não é mesmo? Mas uma água viva por perto pode estragar tudo...

Águas vivas são invertebrados marinhos que tem uma característica interessante: para se defender possuem filamentos que dão agulhadas e liberam toxinas.No homem, esta toxina queima e deixa a pele vermelha, inchada e inflamada. As espécies normalmente encontradas no litoral brasileiro não costumam ser venenosas. O grande problema é que a água viva pode “grudar” na pessoa. E ai as células ficam “ferroando” e liberando a toxina. As micro agulhas injetam, sem parar, a toxina que queima e dói demais. 
O que fazer nesta hora?

A primeira coisa é sair do mar. Não fique dentro a da água pois você pode se sentir mal e se afogar.

NÃO tente retirar a água viva ou pedaços dela grudados com as mãos ou com objetos (como latas de refrigerante, por exemplo). Isso pode liberar mais toxinas. Para que ela se solte, jogue água do mar. Isso mesmo: Água do mar!! EVITE água doce porque isto pode agravar a lesão.

Não esfregue a pele queimada! Vai machucar mais ainda. 

JAMAIS coloque produtos como manteiga, óleos ou pomadas sem orientação médica.

O melhor e mais recomendado a fazer é colocar vinagre em cima da lesão. 


Faça compressas com vinagre puro. Embeba um pano com vinagre e deixe em cima da área queimada por pelo menos 30 minutos. 

A acidez é importante para atenuar os efeitos e a dor da toxina. Por isso é que você vai ouvir alguém dizer que fazer xixi em cima da queimadura da água viva pode ser bom. Mas não há nenhuma confirmação científica disto, pois a urina raramente possui a acidez necessária para dar alívio da dor.
Procure um médico se você sentir muita dor no local, enjoo, mal estar ou se apresentar vômitos ou febre.

Acidentes acontecem quando menos esperamos. O importante é estarmos preparados, principalmente com o conhecimento do que fazer na hora. E principalmente do que NÃO devemos fazer.

Aproveite a vida e saúde!



Veja também os artigos: Criatura marinha de cor roxa e forma bizarra pode te surpreender na praia  e Água-viva viajante - Phyllorhiza punctata

 

Fonte Texto: DraAnaEscobar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...