segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ilha Sentinela do Norte - O Paraíso Infernal

A ilha ficou conhecida por exploradores como “o lugar mais difícil e perigoso do mundo para ser visitado”. A primeira menção registrada conhecida da Ilha Sentinela do norte foi feita em 1771 pelo agrimensor britânico John Ritchie, que observou “uma infinidade de luzes” quando estava a bordo de um navio hidrográfico da Companhia das Índias. 
Ilha Sentinela do Norte - Habitada por uma tribo hostil
A ilha é habitada por uma tribo hostil. Hoje em dia, em plena era tecnológica, pode ser difícil de imaginar que existam pessoas pelo mundo vivendo como seres humanos primitivos, sem a menor consciência do que se passa, sem saber o que é um avião, uma Tv ou mesmo um telefone. Internet então… Nem se fala. Essas tribos que habitam a ilha sentinela do norte estão lá há muito tempo e são completamente isoladas do resto do globo. E eles odeiam visitas. A ilha é parte do arquipélago de Andaman e Nicobar na Baía de Bengala, que fica no Oceano Índico, entre Mianmar e Indonésia. 
Ilha Sentinela do Norte - Habitada por uma tribo hostil
Os Sentineleses são supostamente descendentes diretos dos primeiros seres humanos que surgiram, vindos da África. Eles vivem “na deles” nessa pequena ilha há quase 60.000 anos. A população exata é desconhecida, mas pode ser tão pequena quanto 40 ou tão grande como 500 indivíduos. se você chegar à costa da ilha,  os moradores irão recebê-lo da mesma forma – com lanças e flechas mortais.  Eles desprezam qualquer coisa vinda do povo do exterior. Eles são tão hostis que atacaram até as missões de salvamento depois do tsunami em 2004. 
Ilha Sentinela do Norte - Habitada por uma tribo hostil
Pra eles, tudo que não pertence ao mundo conhecido é uma ameaça. No rescaldo do tsunami desastroso que atingiu o Oceano Índico em dezembro de 2004, um grupo de socorristas tentou ajudar os Sentineleses em um helicóptero da Marinha indiana. Eles queriam encontrar e ajudar os sobreviventes, embora as chances fossem pequenas. Eles tentaram jogar pacotes de comida para o chão, mas foram recebidos com hostilidade. Um único guerreiro Sentinelese emergiu da selva densa e acertou uma flecha no helicóptero. A Índia tem a soberania sobre a região onde está a ilha Sentinela do Norte, mas é improvável que as pessoas da tribo sequer imaginem que a Índia exista. 
Ilha Sentinela do Norte - Habitada por uma tribo hostil
Depois de várias tentativas fracassadas de fazer contato amigável com eles, algo que se repete desde 1964, o governo indiano finalmente “largou de mão” e decidiu deixá-los em paz. Hoje, todas as visitas à ilha são proibidas. Ir lá e morrer é quase uma garantia. A Marinha da Índia impôs uma zona de segurança de 3 milhas para manter os turistas, exploradores e outros intrometidos bem longe dos sentineleses. Encontros acidentais ainda ocorrem, e nenhum deles terminou bem. O último contato com os habitantes da ilha, em 2006, não foi feliz. Dois pescadores foram mortos, quando seu barco pesqueiro deu defeito e eles encalharam na ilha


Fonte: mundo gump
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...