Saturday, January 4, 2014

Golfinhos mascam peixes para "se drogar"

Uma toxina liberada pelo baiacu tem sido usada pelos mamíferos como uma espécie de narcótico. Documentaristas descobrem que golfinhos mascam peixes para "se drogar".
Golfinhos são conhecidos como animais inteligentes e bastante simpáticos, mas agora eles estão prestes a receber outro título. 

Um novo documentário da BBC One descobriu alguns golfinhos jovens em uma prática bastante estranha, ainda mais para mamíferos: a de mastigar baiacus.

Mas por que eles fariam isso? De acordo com alguns pesquisadores envolvidos, o baiacu é um peixe que libera uma toxina capaz de deixar esses animais “drogados”.

Em grandes quantidades, a toxina liberada pelo baiacu é capaz de provocar a morte, mas em quantias menores, ela apresenta efeitos narcóticos. Aparentemente, os golfinhos aprenderam a lidar com isso e já sabem qual é o consumo-limite.

Depois de mastigar os animais cuidadosamente, eles passam o peixe a outro golfinho e entram em um estado de transe, apresentando comportamentos bastante diferentes, incluindo uma espécie de nado que os deixa com a cabeça apontada para a superfície da água, como se estivessem encantados com o próprio reflexo.

Os produtores do documentário usaram câmeras escondidas em tartarugas e peixes falsos. Ao todo, 900 horas de gravações foram feitas para tentar conhecer cada vez melhor o comportamento dos golfinhos. As imagens dos animais “drogados” ainda não foram exibidas, o que deve acontecer ainda em janeiro. E aí, o que você achou dessa?


Veja também outros artigos sobre Golfinhos: Golfinhos diferentes e Nova espécie de golfinho-corcunda é descoberta na Austrália


Fonte: megacurioso


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...