Monday, January 20, 2014

Armação dos Búzios - Região dos Lagos - Rio de Janeiro

Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, como é popularmente conhecido, é um município da Microrregião dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Faz divisa a oeste com Cabo Frio, município do qual se tornou autônomo em 1995.

Búzios é um dos balneários mais importantes do Brasi. É uma cidade pequena de uns 25 mil habitantes muito cosmopolita com um pequeno centro onde está toda a movida noturna que é muito agitada. 
A Península dos Búzios tem um clima suave, águas claras e vida marina muito rica, onde pratica-se todo tipo de esporte marino: surf, SUP, kitesurf, caiaque, mergulho, pesca, vela, etc.
A vila de pescadores que encantou a diva Brigitte Bardot na década de 60 se transformou em um sofisticado balneário, repleto de atrações o ano inteiro.

Pequena, Búzios tem pouco mais de oito quilômetros de extensão. A entrada da cidade é demarcada por um belo pórtico decorado por bandeiras, onde funciona um posto de informações turísticas e a Secretaria de Turismo.

Perfeita para os amantes do mergulho. Esticar a toalha não é problema numa península com mais de 20 praias. Búzios possui praias paradisíacas, onde o visitante tem a opção de escolher aquela que mais se adeqüa aos seus gostos e estilo.

Além do mar cristalino, procurado para a prática de snorkeling e mergulho autônomo, Búzios é emoldurada ainda por encostas e montanhas com flora e fauna típicas da mata Atlântica. Exercitar-se em contato direto com a natureza privilegiada da região é tarefa obrigatória no balneário.

São caminhadas ecológicas, trekkings e passeios de bicicleta por trilhas que levam a cenários pouco explorados. Entre eles está a Área de Proteção Ambiental (APA) Pau-Brasil, que engloba as praias de Caravelas, José Gonçalves e Tucuns, além da Serra das Emerências.
Em cada refúgio ecológico, uma surpresa é revelada aos desbravadores. Na APA Pau-Brasil (em especial nas Emerências), os destaques são as bromélias e os micos-leões-dourados. Na praia Olho de Boi, os 50 metros de areias absolutamente virgens chamou a atenção dos naturistas, que fizeram dela o seu point em Búzios. Outros locais de contato direto com a natureza são a Lagoinha e a praia de José Gonçalves.

E tem ainda toda a beleza natural dos arredores – os que cortam a região de Casimiro de Abreu e do distrito de Sana formam cachoeiras e corredeiras perfeitas para a prática de rafting, rapel, duck.... Os belos cenários, contornados por trilhas, convidam também as caminhadas e cavalgadas.

Estilo e charme de sobra

Ícone de Búzios, a Rua das Pedras é o retrato do glamour do balneário. Com pouco mais de 600 metros de extensão, a "passarela" reúne bares transados, restaurantes sofisticados, lojas de grife, pousadas, cafés, galerias de arte, sorveterias, boates...

O movimento é mínimo durante o dia, mas quando a noite cai e a iluminação amarelada toma conta da rua, o burburinho invade cada espaço. Depois da uma hora da manhã, o sobe-e-desce de jovens, gringos e casais pelo calçadão é incessante - não por acaso, as lojas funcionam até o começo da madrugada.
O espírito da Rua das Pedras se estende ainda rumo à Orla Bardot, praticamente uma continuação da via, porém acompanhada pela praia da Armação. Também por lá se espalham bares, lojas, sorveterias, pousadas e casas noturnas, além de alguns dos restaurantes mais sofisticados de Búzios.
O bucolismo também tem lugar na Orla Bardot, sempre colorida pelos barquinhos de pesca. Uma caminhada ao longo do calçadão, salpicado de decks de madeira, bancos e jardins, apresenta as esculturas de bronze de visitantes famosos como a atriz francesa Brigitte Bardot e o ex-presidente JK. Moradores e trabalhadores ilustres – os pescadores – também são homenageados ali, através de um belo monumento assinado pela artista Christina Motta.
Praia da Ferradura

A praia da ferradura é perfeita para se passar o dia curtindo o sol e as belezas naturais. Além de contar com quiosques de praia e restaurantes que oferecem aos turistas deliciosos pratos de peixes e mariscos, é rodeada por uma vegetação de cactos e bromélias. A praia serve de abrigo para luxuosas embarcações. 

Praia Ferradurinha

A pequena enseada é cercada por montanhas e tem águas tranqüilas e areias finas e brancas. O acesso é por trilha, a partir de Geribá. Vale a pena chegar cedo para garantir lugar e tirar fotos da paisagem intocada.

Praia João Fernandes e Fernandinho

Possui este nome devido a um defensor Português chamado João Fernandes que usava a praia para se defender dos frequentes ataques de corsários e índios. A bela praia situada na ponta nordeste da Península de Búzios, em frente à Ilha Branca, é uma praia muito apreciada e movimentada pelos visitantes. Ao fim da praia de João Fernandes, no canto direito, está o acesso à Praia de João Fernandinho em Búzios. 

Praias Azeda e Azedinha 
 
Situadas entre as praias dos Ossos e João Fernandes, Azeda e Azedinha formam parte de uma área de proteção ambiental. O acesso pode ser feito a pé por uma trilha (200 m) após a praia dos Ossos ou por aquatáxi. Ao chegar o visitante encontra uma pequena bahía de costões rochosos, com pouco declive, cercada de vegetação com uma praia deslumbrante, com vista direta do pôr do sol.

Praia dos Ossos
 
Seu nome é derivado das ossadas de baleia ali encontradas nos velhos tempos. Pequena e bonita lá estão o Iate Clube, casas cercadas de amendoeiras e, numa pequena elevação à esquerda, a histórica -com mais de 270 anos- Igreja de Sant´Anna, padroeira da cidade.

Praia de Tucuns

É uma praia distante do agito é quase deserta. Sua extensão de 2,5 km é revestida de vegetais típicos de restinga que se estende até às dunas. Suas águas são claras e bastante azuis. O nome é inspirado em um tipo de palmeira típica da região, chamada tucum.

Praia das Caravelas

Praia pequena e muito bonita com areia clara e mar calmo e aberto, a Praia das Caravelas tem acesso através do APA Pau Brasil, no km 12 da estrada que liga Búzios a Cabo Frio (perto de Tamoios), a cerca de dez quilômetros do Centro.

Praia de José Gonçalves

O nome vem do traficante de escravos chamado José Gonçalves, utilizava-se da praia para o desembarque clandestino de negros. A partir daí desenvolveu-se a colônia de pescadores que tem tradição na pesca do marisco em grande quantidade, distribuída para a grande dos restaurantes de Búzios e arredores.

Praia do Canto
 
A praia abriga casas e mansões por toda a sua extensão e é indicada para caminhadas. Localizada no centro de Buzios, ao lado da Rua das Pedras, à esquerda do píer de onde saem os passeios de escuna. Se sentar nos restaurantes da rua, poderá apreciar uma exuberante vista para o mar enquanto degusta sabores inesquecíveis da gastronomia buziana e internacional. 

Praia da Brava

A praia Brava não é muito badalada por causa das fortes ondas, mas a preferida da rapaziada do surf. Rodeada de paredões rochosos e vegetações rasteiras, é praia de mar aberto e ainda conserva a beleza selvagem e recantos aconchegantes. Leva esse nome pelo mar agitado e bravo.


Outro local também bastante procurado para a prática do esporte é a cidade vizinha de Arraial do Cabo (a cerca de 30 minutos de carro de Búzios). As praias da cidade estão entre as melhores do país para mergulhar.

 
Veja também: Búzios: Lugar de Esportes e Natureza


Fonte: buziosonline - buziosturismo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...