Monday, January 13, 2014

Aranha estrela - Gasteracantha cancriformis

Aranha estrela (Gasteracantha cancriformis), medem entre 5-9 milímetros (femeas) de comprimento e 10-13 mm (macho) de largura.
É uma aranha de teia orbicular exclusiva do novo mundo, encontrada nas zonas tropicais e subtropicais.
As fêmeas adultas possuem de 5 a 9 mm de comprimento e 10 a 13 mm de largura. 

De hábitos diurnos, tecem uma teia que possui característicos tufos de seda nos fios de sustentação. 
Os machos possuem de 2 a 3 mm e são difíceis de serem encontrados (Muma, 1971). Nas fêmeas as patas e o prossoma são pretos, o opistossoma é rígido e sua região ventral é preta com algumas listras ou pequenos pontos claros. 

A região dorsal apresenta 6 projeções em forma de espinhos e nas fêmeas encontradas na Flórida (EUA) essa área é branca com espinhos vermelhos (Levi, 1978, 1996). No Brasil, sabe-se que as fêmeas dessa espécie  apresentam um policromatismo, porém, apesar de ser uma espécie comum, conspícua e diurna, pouco foi descrito sobre os seus padrões de cores.


É encontrada em todo o sul dos Estados Unidos, da Califórnia a Flórida , bem como na América Central , Jamaica , Cuba , República Dominicana , Bermuda , América do Sul e algumas ilhas do Bahamas .

Vive em bordas de floresta e jardins arbustivos. Esta espécie de aranha não vive muito tempo. Na verdade, a vida só dura até a reprodução, que normalmente ocorre na primavera após o inverno, quando chocaram. 


As fêmeas morrem depois de produzir uma massa de ovo, e os machos morrem seis dias depois de um ciclo completo de indução de esperma para o sexo feminino.


Veja também: Golias, a Tarântula comedora de pássaros


Fonte: Biotabrasilismaeljsnature
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...