Monday, January 6, 2014

5 Cuidados que sua Pele precisa

Todos os dias precisamos dar conta de tantas coisas que só de pensar nos cuidados com a pele dá canseira, né? Mas, existem algumas coisas que não podemos abrir mão, nem hoje nem nunca, e são coisas simples, mas que fazem uma diferença enorme!

1. Lavar a Pele
 
Não é mania de limpeza não, é coisa básica mesmo! Manter a pele limpa, lavando-a duas vezes ao dia, pela manhã e antes de dormir, é essencial pra manter a beleza da pele, pois isso remove as impurezas mais superficiais, trata a pele (a depender do sabonete, porque combater a oleosidade, o ressecamento, etc) e permite que os ativos de tratamento penetrem realmente na pele.

2. Esfoliar a Pele
 
Já fui muito viciada em esfoliação, e mesmo não sendo tanto mais, continuo amando muito e achando que é uma das coisas mais importantes pra pele, porque remove as células mortas e deixa a pele mais macia e sedosa. A esfoliação deve ser feita no máximo uma vez na semana e sempre com produtos mais suaves, pra que a agressão seja a menor possível.

Alguns esfoliantes são específicos para o rosto, tendo ação adstringente ou mais hidratante, e o ideal é escolher um específico para o seu tipo de pele.

3. Tonificar

Quase todo mundo dispensa o tônico, mas não deveria, porque ele faz uma limpeza  mais profunda e ajuda a regular  o pH do pele, que fica desequilibrado após o uso do sabonete facial.

Um cuidado importante aqui, e isso vale pra todo tipo de pele, é optar sempre por produtos sem álcool, já que o álcool é irritante e promove o famoso efeito rebote, que deixa a pele sequinha num primeiro momento e piora a oleosidade pouco tempo depois.

4. Proteger

Nenhum cuidado é tão importante quanto esse, ao menos quando se trata de saúde e beleza da pele. A questão é que os raios solares são responsáveis por nada menos que 80% do envelhecimento, e quem garante que a pele esteja protegida desses 80% é o protetor solar, que deve ser usado todo dia, chova ou  faça sol, no verão ou no inverno.

É importante aplicar o filtro solar nas quantidades adequadas, pois é assim que  a pele fica realmente protegida, e reaplicá-lo ao longo do dia pra que a proteção seja efetiva.

No mais, escolham um filtro solar que seja específico pro seu tipo de pele, opte pelos que tenham FPS acima de 30 e PPD, que protege da ação dos raios UVA, acima de 12.

5. Hidratar

Já expliquei aqui que mais de 90% da hidratação da pele é interna, ou seja, depende da água que ingerimos. Mas, os hidratantes faciais são importantes pois são eles que vão formar uma película de proteção que vai evitar que essa água que ingerimos evapore.

Assim, os hidratantes, que devem ser específicos pra cada tipo de pele, devem ser aplicados duas vezes ao dia, de baixo para cima.

É bom lembrar que todos os produtos devem se específicos para o seu tipo de pele, pois é isso que vai controlar o problema, certo?



Aproveite e veja também: Acne na mulher adulta, quais as causas e como tratar.


Fonte: patricinhaesperta
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...