As ovelhas Nariz-Preto são originárias da região de Valais na Suíça e são uma raça de duplo propósito: fornecer tanto a lã, bem como a carne. Suas características mais notáveis são as manchas negras que tem no rosto, orelhas, tornozelos e patas.
Os olhos quase não são notados, criando uma estranha impressão. O resto de sua pelagem é branca e incrivelmente macia e fofinha. Mas elas não são uma raça muito fácil de lidar. Estas ovelhas são bem adaptadas às condições climáticas extremas de altas montanhas áridas.
São ótimas escaladoras e pastam em encostas rochosas íngremes. Devido a seu físico, bem como a sua natureza robusta de lã encorpada é considerada uma raça primitiva de ovelhas. Cada ovelha pesa de 80 a 100 quilos e produz cerca de 4 quilos de lã por ano.
Sua mais antiga menção remonta a 1400 d.C., mas foram reconhecidas pela primeira vez como uma raça separada em 1962. Não há muita informação on-line sobre este animal incrível.
Eles estão presentes em alguns vídeos sobre outros temas, como o documentário de 10 minutos sobre o festival tradicional Homecoming comemorado por agricultores e pastores, nos Alpes suíços.
Se você gostou de conhecer a ovelha Nariz-Preto de Valais, não deixe de conhecer as vacas de pelo comprido que parecem "ursos de pelúcia"dos Estados Unidos