Wednesday, December 18, 2013

Hornet tigre: a terrivel vespa japonesa!

Conhecidas como zangões "Tigres" em certas partes de Ásia, estas vespas são implacáveis caçadoras que matam qualquer inseto que consegue capturar, incluindo outros insetos predadores. 
Elas são armadas com um veneno incrivelmente potente e injetam grande quantidade dele; como zangões elas podem picar repetidas vezes. 

O veneno é forte o suficiente para causar uma doença grave, e até mesmo a morte, para os seres humanos, de fato, elas são os mais perigosos animais selvagem do Japão, matando pelo menos 40 pessoas por ano (mais do que serpentes peçonhentas e ursos combinados). 
Mas a Hornet japonesa usa sua força só como uma arma defensiva; para matar a presa, ele usa suas mandíbulas afiadas para decapitar a vítima cortando seu corpo em pedaços pequenos. Em seguida, leva a carcaça ao seu ninho, onde o inseto morto serve como alimentação das larvas. Em seguida a larva produz um fluido adocicado que é o alimento principal da Hornet adulta. 
Para se ter uma idéia do poder destrutivo das vespas japonesas, apenas alguns delas podem devastar uma colônia completa de abelhas em algumas horas, decapitando cada uma delas (um ninho com até 30 mil abelhas), uma por uma . Quando todas as abelhas estiverem mortas, as Hornets levam as larvas de abelhas e partes das abelhas adultas mortas, de volta ao seu ninho para alimentar suas larvas. 
Este é o terrível fim, encontrado pelas abelhas européias (introduzidas no Japão, para aumentar a produção de mel) quando entram em confronto com a Hornet "tigre". Mas as abelhas japonesas são diferentes, elas evoluíram junto com a Hornet, e desenvolveram um truque incrível de matá-la assim que encontram sua colméia.

Cerca de 500 abelhas formam uma bola compacta em volta da Hornet batedora e começam a vibrar os músculos de suas asas até a temperatura corporal aumentar acima de 47 ° C. As abelhas podem sobreviver a essa temperatura, mas as Hornets batedoras não; são basicamente fritas vivas pelas abelhas. Com a batedora morta nunca a colônia Hornet descobre a localização do ninho das abelhas.


Veja também: Como tratar picadas de abelhas e vespas?


Fonte: domescobar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...