Saturday, December 7, 2013

Dicas e segredos para cozinhar no dia a dia

Até as pessoas mais credenciadas necessitam hora ou outra de dicas e sugestões para que possam otimizar ainda mais seus resultados e, em se tratando de cozinha, a situação não é diferente, sendo sempre bem vindas quaisquer novidades, dicas ou segredos para que se possa aperfeiçoar a arte da culinária. 
Por isso, nesse artigo, traremos uma série de dicas e segredos para cozinhar no dia a dia, visando auxiliar aqueles que não dispensam novos conhecimentos.

Veja as dicas e segredos para cozinhar no dia a dia:

Como tirar a baba do quiabo

É fato que muitas pessoas deixam de comer quiabo devido à baba que, para muitos, aparenta ser nojenta, entretanto, antes de qualquer coisa, é importante esclarecer que ela é responsável por boa parte da vitamina A, B e ácido fólico do alimento, dito isso e sabendo que muitos preferirão ainda assim o legume sem a tal baba, a dica para retirá-la é simples, basta lavar o quiabo e cortá-lo em pedaços colocando em seguida de molho em uma vasilha com água e suco de limão, deixando-o por cerca de meia hora, dessa forma a tendência é que toda a baba seja eliminada.

Como calcular o feijão para a refeição de três pessoas

Uma dúvida bastante comum, até mesmo a quem lida diariamente com a cozinha, é acerca do cálculo a ser feito para determinar a quantidade de feijão, portanto, para facilitar a conta, vamos estimar uma refeição para três pessoas, a quantidade sugerida no caso é uma xícara de feijão que, quando cozido, renderá três porções.

Como deixar batatas fritas sequinhas

Deixar batatas sequinhas é o sonho da maioria que se aventura na cozinha e, para que isso ocorra, é necessário apenas um procedimento simples, considerado como um choque térmico de temperatura. Primeiro se pega as batatas já cortadas e mergulha em água fervente por alguns minutos, logo na sequência retira as fatias e as mergulha desta vez em água com bastante gelo, depois bastará fritá-la normalmente com bastante gordura e deixa-la escorrer preferencialmente em um papel toalha.

Dicas para congelar alimentos

Uma dica muito válida em relação à refrigeração dos alimentos é que eles, em hipótese alguma, devem ser congelados novamente após sua retirada do freezer, outra dica é jamais colocar alimentos para congelar em contato com outros já congelados, e uma última sugestão é não congelar um alimento com muito tempero, pois a tendência é que o congelamento acentue ainda mais o sabor do mesmo, essa sugestão, porém, não é válida para sorvetes, visto que a ele ocorre o processo inverso fazendo-o perder o doce quando congelado.

Como manter a couve-flor branca

A couve-flor é um dos alimentos mais saborosos se bem preparada, e uma dica infalível para que ela não perca sua cor e mantenha-se sempre branquinha durante e mesmo após o seu preparo é acrescentar à água do cozimento um pouco de leite.

Como saber se um Ovo está estragado ou fresco

Muitas pessoas se frustram e acabam até mesmo ficando com nojo na hora do almoço quando quebram um ovo passado do tempo, por isso saber se um ovo está fresco ou estragado antes mesmo de abri-lo é uma dica extremamente útil, para tanto, basta pegar uma caneca ou copo de água e inseri-lo com a ponta para baixo, se o ovo afundar é porque está saudável, se boiar é porque está estragado. Mesmo depois do teste, é importante que o ovo seja quebrado à parte, de preferência em uma xícara para só então ser utilizado, isso ajudará a evitar erros no julgamento da qualidade do mesmo.

Como cortar cebola sem chorar

Para aquelas pessoas que estão constantemente chorando durante o corte de cebola, eis a salvação, para evitar que o ácido resultante da quantidade de enxofre contido na mesma atinja os olhos provocando as lágrimas, três métodos poderão ser utilizados, o primeiro é cortá-la quando estiver quase congelando, a segunda é cortá-la em água corrente e a terceira é cortá-la próximo a um local onde haja muita ventilação, o que dissipará o ácido antes que a maior parte dele atinja os olhos.

Como empanar frangos sem fazer sujeira

Quem lida diariamente com a cozinha sabe da importância de manter tudo limpo e organizado mesmo durante o preparo dos alimentos, então aqui a dica para empanar pedaços de frangos sem fazer sujeira, basta colocar a farinha em um saco plástico e em seguida acrescentar os pedaços que deseja empanar, tampando em seguida a boca da sacola e sacudindo até que a farinha fixe no frango.

Como tirar da mão o mau cheiro causado pelos alimentos

Nada mais desagradável que ficar com as mãos cheirando os alimentos com os quais se manteve contato, portanto, a dica aqui é pegar uma faca de alumínio e com o lado oposto ao do corte esfregá-la na mão embaixo da água corrente, isso desaparecerá com todo o cheiro das mãos.

Jeito fácil de tirar a pele do tomate

Uma maneira simples de tirar a pele do tomate é tirar seu olho, lavar bem o legume, e então realizar um corte em formato de X da base lisa até a ponta do tomate mergulhando em seguida em água fervente e deixando de molho por cerca de um minuto,  retirando-o na sequência e mergulhando-o em água com gelo, o choque térmico fará a pele se soltar, bastando apenas puxá-la a partir do X para ter o tomate completamente pelado.

Como deixar o arroz soltinho

Primeiramente é importante saber que o arroz do tipo agulhinha deve ser cozido em duas partes de água para cada porção do alimento, e para deixá-lo soltinho o passo seguinte é utilizar água já pré-aquecida o que dará vantagem em relação à água fria, para finalizar é recomendada a adição de algumas gotinhas de limão na água, de modo que a soma desses passos é que deixará bem mais solto o arroz.

Como fazer carne de porco render

Algumas peças da carne de porco sabidamente reduzem de tamanho após o preparo, para evitar que isso ocorra basta ferver a água e passa-la, secando imediatamente em papel toalha temperando a carne a gosto na sequência, isso fará a carne render bem mais.

Como descascar ovos cozidos facilmente sem danificá-los

Um dos desafios estéticos da culinária é conseguir descascar os alimentos sem danificar seu conteúdo e em se tratando de ovos essa missão se torna ainda mais complexa, entretanto, existe uma maneira simples de retirar toda a casca do ovo sem danificá-lo.

Para tirar a casca, basta que tão logo termine o cozimento, o ovo seja retirado da água fervente e colocado em um recipiente com água gelada e gelo, o choque térmico deixará o mesmo propenso a soltar a casca com maior facilidade e para completar basta pegar uma colher e ir batendo com as costas da mesma pelo ovo até que a casca fique toda trincada, depois é só puxá-la a partir da base do ovo, a tendência é que ela saia totalmente deixando o alimento lisinho e intacto.

Outras dicas básicas de cozinha

Maneira correta de operar o micro-ondas


O micro-ondas é um aparelho que aquece os alimentos através de ondas eletromagnéticas, portanto, a dica aqui é jamais abrir a porta do mesmo enquanto o apito dele não tiver soado por três vezes, pois, antes disso as ondas ainda estarão em circulação no compartimento e consequentemente o alimento ainda estará em fase conclusiva de cozimento.

Truques básicos para não estragar receitas

A primeira dica é bastante óbvia, utilizar sempre as medidas sugeridas na receita reservadas as proporções de cada porção desejada, a outra embora menos óbvia é também bastante válida, e é sempre secar as vasilhas e alimentos com guardanapo e papel toalha, pois qualquer quantia de água acumulada nos recipientes podem acabar por estragar a receita.



Veja também: Conheça o Verdadeiro Bacalhau.


Fonte: clickgratis


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...