Sunday, December 8, 2013

Cuidados necessários com armazenamento em nuvem


Cuidados necessários com armazenamento em nuvem

Dizem os especialistas que a computação em nuvem é o futuro. Talvez, já seja o presente. Os usuários de internet estão deixando seus HD’s limpos, fazendo menos downloads e assinando sites como Rdio e Netflix para escutar músicas e assistir filmes. Além desses, outros serviços já fazem parte do cotidiano online. A popularidade do armazenamento em nuvem aumentou muito desde que o Google criou o Docs (hoje Drive) e que o Dropbox iniciou suas atividades. 

E não é só o usuário comum que está investindo nesse tipo de armazenamento. De acordo com essa distribuidora de antivirus gratuito, somente neste ano as empresas brasileiras devem investir 257 milhões de dólares em tecnologia em nuvem, visando economia nas operações, facilidade no gerenciamento e agilidade na implementação de recursos.

Mas esses tipos de servidores online não estão livres de riscos. Quando sincronizamos dispositivos, eles começam a receber automaticamente nossas novas atualizações. Portanto, se um arquivo com vírus for enviado para sua conta, todos seus computadores e celulares sincronizados serão automaticamente infectados.

Usando esse tipo de armazenamento, os documentos ficam reservados em um servidor remoto. Assim, você previne a perda de dados por problemas no disco rígido ou acidentes físicos - como curto circuito, enchentes, além de outros que são comuns, apesar de soarem absurdos. A ideia não é evitar a tecnologia, é saber como lidar com ela e as dicas não são muito diferentes das aplicadas aos PC’s: utilizar um bom antivírus pode proteger os seus dispositivos desta ameaça e lembrar-se de mantê-lo atualizado para que novos malwares não passem despercebidos.

Se você irá subir um arquivo para nuvem, faça uma varredura de vírus antes. Os serviços podem abrir brechas no Firewall e os vírus passarão despercebidos pela proteção. É importante verificar a existência de vírus antes de mandar para a nuvem. Dessa forma, você elimina a ameaça antes dela se espalhar pelos seus arquivos e dispositivos sincronizados. Se você acha que algum deles foi atingido, é aconselhável fazer uma busca em todos os computadores e celulares ligados ao serviço.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...