Thursday, December 26, 2013

5 truques comprovados pela ciência para que as pessoas gostem de você

Se apesar de conhecer bastante gente você deseja aumentar ainda mais o seu círculo de amigos — ou se você anda se sentindo pouco popular mesmo —, por que não lançar mão de alguns truques para que as pessoas gostem mais de você? O pessoal do The Week reuniu em uma matéria algumas dicas baseadas em pesquisas científicas que podem ajudar bastante, e você pode conferir cinco delas.

Confira algumas dicas que podem ajudar você a conquistar novos amigos
 

1 – Encoraje

Uma dica interessante é encorajar os seus interlocutores a falar deles mesmos. Segundo uma neurocientista de Harvard, quando uma pessoa revela informações pessoais sobre ela — seja através das redes sociais ou durante uma conversa —, a mesma sensação de prazer provocada pela comida ou pelo dinheiro é desencadeada no cérebro.

Prova disso é que 40% dos nossos diálogos diários são dedicados a contar para os demais como nos sentimos ou qual é a nossa opinião sobre determinado assunto. Então, por que não tirar proveito disso, fazendo os outros felizes encorajando-os a falar deles mesmos?

2 – Repita

Assim como as pessoas gostam de falar delas mesmas, elas adoram saber que seus interlocutores as estão interessados e dando atenção ao que estão contando. Uma forma super simples de demonstrar isso é repetindo as últimas duas ou três palavras que o seu amigo acabou de dizer de maneira simpática ou adotando um tom de pergunta. Além disso, essa técnica devolve o comando da “conversa” para a pessoa, para que ela continue falando sobre ela!

3 – Pergunte

Outra maneira de fazer com que os demais simpatizem mais com você é pedindo conselhos e opiniões. Não que você precise fazer o que as pessoas estão dizendo, mas segundo um pesquisador da Universidade de Stanford, essa técnica funciona de maneira efetiva para exercer influência quando nos falta autoridade.

Aliás, estudos demonstraram que pedir conselhos e opiniões é a melhor forma de influenciar chefes, superiores e até subordinados, portanto, não custa nada tentar essa técnica na hora de fazer novos amigos.

4 – Cuide da língua

O que você diz a respeito dos outros exerce uma enorme influência na opinião que as pessoas formam sobre você. Isso porque os nossos interlocutores costumam associar conosco as características que descrevemos, assim, se você é do tipo que distribui elogios e sempre tem comentários positivos com relação aos demais, isso refletirá na forma com os seus interlocutores veem você.

5 – Conduza

Apesar de soar estranho, a técnica que vamos descrever agora está baseada em um estudo conduzido por Daniel Kahneman, que já recebeu um prêmio Nobel de psicologia. Antes de perguntar a alguém como essa pessoa está se sentindo, peça que ela fale sobre algo positivo que esteja acontecendo em sua vida.

Segundo o pesquisador, uma resposta positiva na primeira pergunta tem o poder de induzir os nossos interlocutores a se sentirem mais positivos sobre suas vidas de forma geral quando fazemos a segunda pergunta, e isso — de certa forma — pode influenciar a forma como eles se sentirão a nosso respeito. Aliás, qualquer pergunta significativa capaz de gerar uma resposta emocional tem o mesmo efeito, então, tenha cuidado!



Veja também: 5 Exercícios para aumentar sua Força Mental  e Dicas para elevar sua auto-estima

Fonte: megacurioso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...