Sunday, November 17, 2013

Penedo - Itatiaia - RJ: Um Convite ao Sonho

Penedo é um bairro do município de Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro, sendo considerado até hoje a única colônia finlandesa no Brasil. Surgiu do sonho de um agricultor finlandês que por aqui chegou em 1929, com a idéia de viver da agricultura de uma forma natural e em comunidade. A sauna também foi introduzida no Brasil por esses colonos.


Descrição

A cidade gira basicamente em torno do turismo, atraindo muitos casais em viagens românticas, interessados em aproveitar o friozinho e o edredom.

Vença o frio e conheça a cidade. O ponto principal é a Pequena Finlândia, onde ficam a Casa do Papai Noel e muitas lojinhas. Vale a pena dar uma volta com calma e conhecer o laguinho que além de peixes tem algumas tartarugas, ou seriam jabutis?
A boa comida, aliada à vida simples e agradável do interior, tornou o bairro de Penedo bastante conhecido e, com o passar do tempo, a propaganda boca a boca fez com que cada vez mais os turistas o procurassem e o indicassem para momentos de lazer. Com esse aumento no movimento, surgiram vários hotéis e pousadas, restaurantes e lanchonetes, além de várias lojas, a maioria de muito bom gosto.
O ambiente natural da Mata Atlântica com suas cachoeiras de águas claras e frias, e a vida tranquila de seus moradores faz de Penedo um paraíso ecológico habitado por centenas de pássaros.
Circular por Penedo é muito fácil: uma extensa avenida corta toda a cidade. No início, logo após o portal, ela se chama Casa das Pedras; no trecho mais movimentado, é a Avenida das Mangueiras; mais para cima, por fim, ela se bifurca e leva a hotéis e pousadinhas charmosas nos dois lados.
Hospedagem: Segundo um guia turístico de lá, Penedo possui em torno de 80 hotéis e pousadas, espalhados pelo centro e no entorno do bairro. Pelo que observei, porém, acredito que existam mais de 100.
Portanto, local para se hospedar é o que não falta por lá, e para todos os gostos e bolsos, das rústicas às românticas. Alguns hotéis promovem atividades físicas, como arvorismo, rapel e tiroleza para os amantes dos esportes radicais.

Gastronomia


A gastronomia da cidade é outro ponto forte. Se a sua hospedagem não for pensão completa, você terá a oportunidade de saborear deliciosas comidas em vários restaurantes da cidade. Se você voltar de lá sem comer truta não vai poder dizer que foi a Penedo. O peixe é o prato principal de quase todos restaurantes.
Não posso deixar de falar também nos chocolates. A cidade tem algumas lojas que vendem diversos tipos e sabores de chocolates caseiros. São realmente uma delícia.

Os chocolates artesanais são produzidos com licor e manteiga de cacau, verdadeiras perdições. Uma das lojas de fábrica fica dentro da Pequena Finlândia, logo na entrada, à esquerda. Todas as lojas disponibilizam produtos dietéticos.
As atrações Turisticas

O Centrinho: Encanta a todos com suas lojas e fábricas de chocolates (deliciosos), construções de madeira coloridas com telhados triangulares.

Embora discreta, a herança dos imigrantes finlandeses ainda está presente nos ateliês de artesanato e no baile com danças tradicionais que anima as noites de sábado no Clube Finlândia, com o Grupo Amigos da Dança Folclórica de Penedo. Em feriados prolongados e datas especiais a apresentação também é feita no espaço cultural do Shopping do Papai Noel. Diversão garantida.

Pequena Finlândia: Também conhecido como “Shopping do Papai Noel”, o conjunto de lojas costuma ficar lotado nos finais de semana. É aqui que fica a casa do Papai Noel, uma versão da matriz, na Finlândia. 

O ingresso permite visitar o quarto e a cozinha de Noel. As lojas que compõem a Pequena Finlândia são bem diversificadas e de extremo bom gosto, havendo desde uma fábrica de chocolates, até lembrancinhas do lugar. Fica na Avenida das Mangueiras, esquina com Rua das Velas.
Passeio de trenzinho: Em dias de semana circula apenas um trenzinho em dois horários – 11h e 15h – cujo ponto de saída fica na Rua das Velas, em frente à Pequena Finlândia. Nos finais de semana são dois ou três – dependendo do movimento – e o número de horários é bem maior. Levam o visitante a vários pontos de Penedo, inclusive às Três Cachoeiras, onde é feita uma parada. Vale o passeio.

Cavalgadas: Um bom programa para quem deseja conhecer locais de rara beleza. Os haras oferecem passeios com guias.

Pico do Penedinho: Do alto do pico é possível visualizar todo o bairro. A subida tem 600 metros e é bem íngreme, exigindo boa forma física. O ingresso é gratuito e deve ser retirado na Casa do Chocolate – Avenida Casa das Pedras, 10.

Rio das Pedras: Fica na estrada das Três Cachoeiras, no início do Alto Penedo e segue até a saída, sendo atrativo de muitos hotéis. Aí ficam as Três Cachoeiras, de fácil acesso.

Cachoeira de Deus: Bem bonita e bastante visitada, fica após as Três Cachoeiras, seguindo pela Rua C, através de pequena trilha.
Três Bacias: Fica logo após a Cachoeira de Deus e Poço das Esmeraldas, este considerado o melhor local para banhos. Para ter acesso a todas essas cachoeiras, basta seguir pela Avenida das Mangueiras, estrada das Três Cachoeiras, depois sempre à direita, seguindo a sinalização, um tanto precária.
Serrinha do Alambari: Na RJ-163, a caminho de Visconde de Mauá e antes de Capelinha, fica a Serrinha do Alambari, um recanto ecológico e área de preservação ambiental, com entrada gratuita, inclusive do veículo. Após o portal, os caminhos são todos de terra, com alguns trechos um tanto precários, mas transitáveis. Segundo os locais, o melhor restaurante alemão de Penedo fica na Serrinha.

Embora Penedo seja de clima agradável, no verão faz bastante calor. Leve roupas leves,  esportivas, roupas de banho de rio, bermudas, camisetas, sandálias, chinelos... a descontração  é total. Não esqueça do tênis para caminhadas e da máquina fotográfica.

Já no inverno, assim que o sol se põe, já começa a esfriar,  e faz bastante frio, então leve casacos mais pesados para você sair à noite para curtir um fondue  de chocolate ou de queijo, por exempo, no Restaurante Girassol ou tomar chocolate quente na Casa do Chocolate.

Bem pessoal, vou parar por aqui, para a postagem não ficar grande demais e cansativa, mas de uma coisa podem ter certeza... Vale a pena conhecer a cidade. É muito linda e quando fui, fiquei simplesmente encantada com tanta beleza.


Veja também: Rio das Ostras - Rio de Janeiro - Brasil.

 

Fonte: Andarilhar - Paraviagem
Imagens: Google imagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...