Thursday, November 21, 2013

Mariposa colibri - Macroglossum stellatarum

Conhecida como o Falcão-traça ou às vezes o hummingmoth, é uma espécie de Sphingidae. Suas longas tromba e seu comportamento pairando, acompanhado por um zumbido audível, parece com um beija-flor ao se alimentarem de flores. Não deve ser confundida com as mariposas chamados mariposas beija-flor na América do Norte, gênero Hemaris, membros da mesma família e com a aparência e comportamento semelhante. 


Ela voa durante o dia, especialmente à luz do sol, mas também ao entardecer, amanhecer, e mesmo com a chuva, o que é incomum para esfingídeos mesmo diurnos.  O Falcão-traça é distribuído por todo o norte do Velho Mundo a partir de Portugal para o Japão, mas reside apenas em climas mais quentes (sul da Europa, norte da África, e os pontos de Leste). 
Pode ser encontrado em qualquer lugar do hemisfério no verão. No entanto, raramente sobrevive ao inverno em latitudes do norte (por exemplo, ao norte do Alpes na Europa, norte do Cáucaso, na Rússia). Traças do gênero Hemaris da Sphingidae família são conhecidos como "Colibri mariposas" em os EUA, e "traças abelha" na Europa, o que às vezes causa confusão entre esta espécie e o gênero norte-americano.
Falcão-traça pode ser facilmente visto em jardins, parques, campos, arbustos, e borda da floresta, onde crescem as plantas preferenciais ( madressilva , valeriana vermelho e muitos outros). Suas larvas geralmente se alimentam de bedstraws ou madders(Rubia), mas foram registrados em outros Rubiaceae e Centranthus , Stellaria e Epilobium . Adultos gostam de flores ricas em néctar com um longo e estreito cálice, pois ela pode tirar proveito de suas longas tromba e evitar a concorrência de outros insetos. 

Se você gostou da mariposa colibri, não deixe de conhecer as diversas espécies de mariposas

Fonte: wikipedia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...