Sunday, November 24, 2013

Faça você mesmo: Aromatizador de ambientes é simples de fazer

Os aromas podem deixar a casa mais acolhedora e inspirar diferentes estados de espírito . Que tal usar esses aromas de um jeito super prático, fazendo seu próprio aromatizador de ambientes?

O primeiro passo é separar o que você vai precisar:

• Um garrafinha de vidro (as mais antigas dão um look vintage charmoso ao aromatizador)

• Varetas de madeira ou bambu. Palitinhos de churrasco também resolvem.

• Óleos essenciais

• Álcool de cereais ou álcool comum 90% (com apenas 10% de água na composição)

A garrafinha precisa ter o gargalo pequeno, para diminuir a evaporação do aroma. A ideia é que os óleos essenciais subam pela vareta e se espalhem aos poucos.

Os palitinhos de churrasco ficam bem bonitos se você usar uma lixa bem fina para remover farpas e imperfeições. O bambu fica bacana, mas a dispersão do aroma é menos eficiente que com o palitinho de churrasco. Ah, super importante: as varetas precisam ter pelo menos o dobro da altura da garrafinha, para um resultado mais bacana.

Com os ingredientes em mãos, é hora de brincar de alquimista.

Não existe receita exata para fazer um bom aromatizador. Tem gente que prefere misturar água, álcool e os óleos essenciais. Outros preferem deixar a água de fora. Tivemos melhores resultados usando álcool puro, sem nenhum aditivo além do aroma.

A quantidade de óleo essencial também pode variar de acordo com sua sensibilidade ao cheiro. Quem tem enxaqueca ou alergias respiratórias não tolera um aroma mais pronunciado, por isso pegue leve: três ou quatro gotas de essência para 250 ml de álcool é o ideal. Se você quer um aroma mais marcante, pode usar até dez gotas para a mesma quantidade de álcool.

Fique de olho, pois nem sempre a concentração dos óleos aromáticos é a mesma. Por isso dose aos poucos antes de colocar essência demais. Errou a mão? É só adicionar mais álcool e guardar o que sobrar em outra garrafa de vidro, fechada. E sempre é bom lembrar: só manipule álcool longe do fogo ou instalações elétricas, em ambientes bem ventilados.

Depois que adicionar o aroma, feche a garrafinha e agite bem. A ideia é que o álcool ajude o óleo essencial a migrar do frasco para a ponta das varetas, dispersando o cheirinho bom.

Finalmente, coloque as varetas e espere de uma a duas horas. Finalmente, inverta a vareta, colocando dentro do frasco a ponta que ficou seca.

Simples, não? Além de dar um toque personalizado na sua casa, os aromatizadores são um presente bem bacana. E se sobrar líquido aromatizador, você ainda pode misturar com 1/3 de água e fazer um nebulizador usando uma garrafinha com bico adequado.

Para dar um toque especial nossa sugestão é abusar de fitas, laços e folhas para enfeitar o frasco.

Para você, qual óleo essencial ou mistura de aromas ficou mais bacana? Conte para a gente, aqui nos comentários. Para nós, o aroma campeão foi o de alecrim com um pouquinho de bergamota.



Veja também: Receitas caseiras para tratar seus pés.


Fonte: Blogdaor


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...