Sunday, November 24, 2013

Casa do Papai Noel de Penedo - Pequena Finlândia

No início de 1993, preocupado com a preservação da presença finlandesa em Penedo, um grupo de empresários resolveu investir em algo que viesse proporcionar a Penedo uma mostra da Finlândia, de modo a perpetuar essa presença no local da antiga colônia. O resultado foi um parque temático cultural, a Casa de Papai Noel de Penedo - Pequena Finlândia.

É do conhecimento geral que a verdadeira casa de Papai Noel fica na Finlândia, sobre o Círculo Polar Ártico, um pouco ao norte da cidade de Rovaniemi. Mas agora, com a facilidade que se tem de viajar pelo mundo, Papai Noel tem também a sua casa de verão no trópico.
E nada mais natural que essa casa fique em Penedo, onde os finlandeses fundaram sua colônia no Brasil. A Pequena Finlândia apresenta, com a maior fidelidade possível, uma pequena cidade finlandesa, com suas casas de madeira e cores tradicionais, lembrando talvez as cidades de Porvoo e Rauma.
A casa de Papai Noel é construída em troncos, como as primitivas casas do interior da Finlândia. Os correios estão presentes na mini-cidade, de modo que toda a correspondência enviada a Papai Noel, no país inteiro, será encaminhada à Casa de Papai Noel de Penedo.
Diante da Casa de Papai Noel localiza-se o anfiteatro , onde são realizados eventos como apresentações de danças folclóricas, corais, bandas, grupos de teatro de rua, entre outros.
O Parque temático cultural recebe, em média, cerca de 240 mil visitantes por ano. Muitas pessoas desconhecem, mas esta é a única residência oficial do Papai Noel fora da Lapônia.

Veja também: Penedo - Itatiaia - RJ: Um Convite ao Sonho.


Fonte: Itatiaia/srv


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...