Tuesday, November 5, 2013

Campos do Jordão - São Paulo - Brasil

É um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira; faz parte da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sub-região 2 de Taubaté 

A cidade fica à altitude de 1.628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro, considerando a altitude da sede. Campos do Jordão é chamada de "Suíça Brasileira", pela sua arquitetura  baseada em construções europeias e pelo seu clima mais frio que a média brasileira. 
Por isso, a cidade recebe maior quantidade de turistas durante a estação do inverno, especialmente no mês de julho. É o município com a sede administrativa mais elevada do país, atingindo 1 628 metros na sede do município, onde está localizada a prefeitura da cidade, e que pode variar para mais de 2 000 metros nos arredores do município. 
Está localizado no maciço da Serra da Mantiqueira, uma das mais elevadas cadeias de montanhas do Brasil. Possui uma área de 289,5 km². É constantemente visitado por turistas de todo o Brasil e até mesmo do exterior, que vão à localidade para gozar do clima de inverno. Campos do Jordão realiza anualmente um importante festival internacional de música erudita. Em setembro, realiza o Festival da Viola. 
Campos do Jordão abriga o Palácio Boa Vista, detentor de um amplo acervo de arte nacional do período colonial e do modernismo, aberto à visitação pública. Também possui o Museu Casa da Xilogravura - o maior em seu tipo existente no país - e o Museu Felícia Leirner, com esculturas a céu aberto. 
Junto à fábrica do Chocolate Araucária, pode-se conhecer um pouco do processo de produção do chocolate e visitar o Museu do Chocolate. Vila Capivari é um bairro nobre de Campos do Jordão. Localizado na região central jordanense é um dos principais destinos turísticos do município.

Apresenta bares, praças, restaurantes, lojas especializadas em malhas, chocolates, artesanato e souvenirs, e hotéis. A maioria de suas construções são baseadas na arquitetura européia. O centro do bairro concentra grande parte da vida noturna. Nele situa-se também o teleférico do Morro do Elefante, localizado no Parque de Capivari, que leva os turistas a 1800 metros de altitude. 
Do cume é possível tem uma visão panorâmica e privilegiada da cidade. Há também o Bondinho Urbano que percorre as vilas jordanenses de Capivari, Jaguaribe e Abernéssia, além da Estrada de Ferro de Campos do Jordão liga Campos à Pindamonhangaba, passando por Santo Antônio do Pinhal e a Serra da Mantiqueira


Veja também: Parque da Independência - Museu Ipiranga - São Paulo - Brasil

Fonte: wikipedia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...