Wednesday, October 30, 2013

Sete bons motivos para você se espreguiçar todos os dias

Não há nada mais estressante do que despertar pela manhã com o barulho estridente de um despertador. Quando o despertador toca é sinal que está na hora de sair da cama e, na maioria das vezes, nem dá tempo de dar aquela, espreguiçadinha básica, tão importante para começar o dia.
A correria faz parte das pessoas que moram nas grandes cidades e saem da cama com o maior pique sem dar importância aos pequenos prazeres da vida, como espreguiçar, que faz grande diferença na nossa vida. Você sabia que uma boa espreguiçada é, muito além de gostosa, mas uma excelente amiga da saúde?

Fique por dentro de sete motivos porque você deve adotar esse hábito na sua vida:

Acorda o cérebro – sabe aquele ato simples, que você faz quando está com preguiça, pois bem os músculos esticam e a circulação ativa enviando para o cérebro uma mensagem. Esse ato simples dá aquele gás para você iniciar o dia bem, cheio de disposição;

Proporciona maior prazer – espreguiçar libera endorfina através dos músculos, hormônios neurotransmissoras que são os responsáveis por proporcionar uma deliciosa sensação de bem estar. Outro beneficio que também é proporcionado nesse processo é a liberação de serotonina responsável por ativar a memória e ainda dar mais disposição ao corpo.

Alivia dores de cabeça – uma das dores mais comuns é a cefaleia que pode ser causada pela tensão muscular, no entanto espreguiçar pode fazer a dor ir embora, uma vez que os músculos relaxam e enviam mensagem para o cérebro também relaxar.

Articulações mais lubrificadas – o alongamento dos músculos mantém em excelentes níveis o liquido sinovial, responsável por manter as articulações lubrificadas.

Deixa o corpo mais jovem – com o tempo os músculos perdem a flexibilidade tornando-se mais duros. Com o ato de espreguiçar-se eles alongam e preservam a flexibilidade.

Reduz as lesões – se você é daqueles atletas de finais de semana precisa fazer alongamento para evitar lesões. Entretanto é importante aderir essa prática no dia a dia ao acordar e antes de deitar para evitar as lesões. Espreguiçar-se  ao acordar e ao deitar é uma ótima opção.

Alivia a fibromialgia – fibromialgia (dor generalizada e crônica). Espreguiçar-se traz alívio às dores, pois o ato alonga a musculatura do corpo todo e alivia a tensão que se localiza nas articulações.

Que tal vocês começarem a se espreguiçar duas vezes ao dia?


Veja também: Alongamento é chave para uma vida mais saudável  e 7 dicas para driblar a insônia.


Fonte: corpoemdieta


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...