Saturday, October 26, 2013

Planalto dos Manpupuner: Paisagem alienígena - República de Komi

Embora pareçam obras de uma inteligência, insondável e misteriosa, esses monolitos de pedra são maravilhas naturais do planeta Terra. Segundo a Wikipedia, as formações incomuns são chamadas de “os Sete Homens Fortes”. 

A formação geológica tem este nome porque realmente se trata de um conjunto de sete gigantescas, anormalmente altas estruturas em forma de pilares de pedra, que estão localizados a oeste dos montes Urais. A República de Komi é uma divisão federal da Federação Russa. Sua capital é a cidade de Syktyvkar. 
Considerada uma das Sete Maravilhas da Rússia, as formações rochosas Manpupuner são uma atração muito popular no país, embora praticamente desconhecidas internacionalmente. Dizem que sua altura e formas anormais faz o topo desses gigantes de rocha inacessível mesmo para alpinistas experientes. O menor dos “gigantes” tem 22 metros, e o mais alto deles atinge impressionantes 50 metros, tão alto quanto um prédio de 12 andares! 
O mais incrível é que eles surgem onde não há pedreiras e nem rochedos ao redor. Ao chegar no planalto, a sensação é de estar em um outro mundo. O lugar tem uma aura mística e muitas pessoas relatam se sentir de forma diferente lá. Há os que sentem uma indescritível sensação de liberdade. Se a pessoa deita-se sobre o solo coberto com um macio e peculiar musgo branco, sente uma energia percorrer seu corpo. 
Mas há os que se sentem estranhos, e relatam desconforto e até ansiedade diante dos monólitos de pedra. “É como se você estivesse sendo observado” – dizem os visitantes. Os Sete Gigantes surgem alinhados contra o céu azul e os montes de taiga que parecem não ter fim. A montanha dos ídolos de pedra se manteve inacessível até meados dos anos 20 e 30, quando surgiram os primeiros exploradores. 
Em 1930, para preservar o complexo natural único, foi decidido estabelecer ali uma reserva ambiental. Há quem acredite que essas pedras foram colocadas ali. Seriam esculturas de deuses, que com a ação do tempo e do vento, bem como a neve e o frio, erodiram-se e perderam suas formas originais. Já os geólogos tem opinião inversa. Eles afirmam que na origem dos gigantes de pedra não há nada de místico. 
As pedras são compostas de arenito, xisto e quartzito. Sua forma original é devido à ação da água e do vento, e as variações de temperatura inerente ao clima. A ação dos elementos durou milhões de anos até destruir quase completamente a montanha, só restando esses pilares de material mais resistente, mas que um dia também perecerão ante a força inexorável da natureza.

Se você gostou de conhecer o Planalto dos Manpupuner, não deixe ver a linda e assustadora cratera de fogo de Darvaza

Fonte: mundogump
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...