Friday, September 20, 2013

Lentes de contato feitas de LCD

Você provavelmente está lendo esse post através de uma tela de LCD, que é uma tecnologia presente nos celulares, nos computadores, nas TVs e, agora, até nos olhos. É isso mesmo! Um recente estudo desenvolveu um LCD que pode ser incorporado a lentes de contato.
As lentes de contato feitas de LCD podem funcionar como um minióculos de sol que escurece de acordo com a intensidade da luz. Isso ajuda a preservar as retinas e proteger as córneas dos raios ultravioletas.

A tecnologia foi criada pelo Centre of Microsystems Technology (CMST), um laboratório associado ao Imec da Ghent University, nos Estados Unidos. Os cientistas desenvolveram um LCD esférico que acompanha o formato do olho. 


Esse avanço só foi alcançado por causa do descobrimento de polímeros e de processos de moldagem que permitem produzir displays de cristal líquido muito finos e arredondados.

“Normalmente, as telas que usam o cristal líquido não são projetadas para ter novas formas, especialmente esféricas. Nossa inovação foi justamente fazer um LCD esférico”, disse o líder do projeto Jelle De Smet.


Fonte: Geblogs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...