Sunday, September 1, 2013

Esquilo gigante indiano

Parecido com o nosso Mico-Leão-Dourado, mas a verdade é que esse bichinho é um esquilo gigante. Quem o batizou de “esquilo gigante indiano”, com certeza, tinha uma razão – ele faz os esquilos comuns parecerem filhotes! 
É muito difícil encontrá-lo, já que ele tende a ser tímido e, antes que você passe a olhar para as árvores, preocupado que um bichão desse tamanho vá te atacar, fique tranqüilo – eles vivem apenas na Índia peninsular. Também é conhecido como “Malabar”, mas seu nome científico é Ratufa indica. E não é só seu tamanho que é diferente dos outros esquilos – suas cores também são diferentes.
Seu corpo possui 40 centímetros de comprimento, mas o que faz o esquilo parecer ainda maior é sua cauda. Ela pode ter 60 centímetros de comprimento, bem maior do que as caudas das outras 280 espécies de esquilos. O Malabar tem hábitos diurnos, vive sobre árvores e raramente desce ao chão. As árvores mais altas e com o maior número de galhos são suas preferidas. 
Eles não vivem em bandos – ou ficam sozinhos ou com seu par. É herbívoro e, normalmente, é caçado por aves grandes e leopardos. Quando se sente ameaçado, ele sobe em uma árvore e “congela”, apesar de conseguir saltar uma altura de até seis metros. Atualmente, ele está na lista de animais ameaçados de extinção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...