Monday, September 2, 2013

Cão obeso perde 18 kg e passa por cirurgia para remover “pelancas”

Ter um animal de estimação não é brincadeira: assim como as crianças, os bichinhos não têm noção daquilo o que comem, de modo que seus donos devem ser muito responsáveis e dosar com muita cautela a sua alimentação, a fim de evitar danos posteriores à integridade física do companheiro.
Obie é um salsichinha de 5 anos, que pesa quatro vezes mais em comparação com o limite permitido para a sua raça. Este cão pertencia a um casal, que não resistindo aos seus olhares gulosos, cediam petiscos caninos em excesso. O cão chegou a pesar 35 quilos, o que o impossibilitava até de andar. 
Depois de não se encontrarem mais em condições de saúde para cuidarem do pobre cão, Obie foi doado para a veterinária Nora Vanetta, a atual responsável pelo restabelecimento de sua saúde. O cão virou referência no assunto “obesidade animal”. 
Com medo de que a obesidade pudesse matar o animal, Nora decidiu que estava na hora de ajudar o cachorro a emagrecer. Ela criou a página “Biggest Loser, Doxie Edition” em uma rede social para funcionar como uma espécie de diário da dieta de Obie. Cada quilo perdido era registrado pela americana.
A história chamou a atenção de veterinários, estudantes e especialistas dos Estados Unidos e a dieta de Obie ganhou acompanhamento profissional. Assim, entre Agosto de 2012 e Março de 2013, o cão perdeu 18 quilos. Apesar do sucesso, o regime deixou Obie com excesso de pelancas, principalmente na região entre as patas.
Obie, então, foi levado ao hospital veterinário Oregon Expert Vets, onde foi operado. Apesar do risco, o procedimento deu certo e a retirada da pele fez com que o cão perdesse mais 1,5 quilo. Obie hoje pesa 16 quilos e a meta de Nora é fazer com que o animal chegue aos 13 quilos, peso considerado ideal para sua raça e idade.

Fonte: planetabicho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...