Friday, September 6, 2013

4 Maneiras de usar Açúcar em casa

Dos diversos tipos de açúcar, a sacarose é o mais comum - trata-se do branquinho refinado que a gente usa em casa, derivado da cana-de-açúcar e da beterraba. Exagerar no consumo desse alimento, você já sabe, não é uma boa para a saúde. Mas não tenha receio algum em aproveitar as utilidades do açúcar nas coisas de casa: ele é excelente para preservar as cores das roupas, eliminar moscas, remover tinta... Aprenda mais...
Confira diferentes maneiras de usar o açúcar no dia a dia doméstico
1. Vida longa para as flores

As plantas precisam de energia para durarem mais, sendo assim, o açúcar é um ótimo alimento para elas. Anote este truque para as flores de vaso ficarem bonitas por um tempão: em 250 ml de água morna, dissolva 3 colheres (sopa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de vinagre branco. Deixe esfriar. Corte diariamente a pontinha dos talos e deixe-os imersos nesse líquido. O vinagre previne o desenvolvimento de bactérias na água. Renove a receita a cada dois dias.

2. Pega-mosca

Tem coisa pior que um enxame de moscas em volta da mesa, tentando pousar nos alimentos? Resolva o problema facilmente: misture 1/2 xícara (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de leite e 3 colheres (sopa) de pimenta numa panela pequena. Deixe ferver por dez minutos e despeje a solução em vários pratinhos rasos. Distribua as "iscas" pelo ambiente, longe dos alimentos. Com a fervura, o leite e a pimenta realçam o aroma do açúcar caramelizado, que atrai as moscas. A mistura fica como uma pasta pegajosa e funciona como um legítimo papel pega-mosca, prendendo os insetos assim que eles pousarem nos pratinhos.

3. Carvão em brasa a jato

É domingo e a família está toda reunida para o churrasco. Mas seu marido está com dificuldade para transformar o carvão em brasas... Jogue algumas colheres de açúcar sobre qualquer brasa acesa. Quando exposto a temperaturas elevadas, o grão se decompõe e forma hidróxidometilfurfural, uma substância que inflama facilmente. Problema resolvido!

4. Removedor de tinta

Você acabou de pintar aquele antigo baú ou banquinho de madeira. A obra de arte está perfeita, mas suas mãos ficaram manchadas de tinta. Ao invés de usar aqueles diluentes fortes, que irritam a pele, misture 1 colher (chá) de açúcar e outra de óleo de oliva e esfregue nas mãos até a sujeira desaparecer. O óleo solta a tinta da pele e os grãos de açúcar, abrasivos, tiram as marcas mais teimosas - sem falar que, agindo como esfoliante, o açúcar deixa as mãos macias.


Fonte: MdeMulher
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...