Tuesday, August 13, 2013

Vulcões

1. Vulcão Colima – México - É o mais ativo dos vulcões mexicanos, com mais de 40 erupções registadas desde 1576 ,sendo que seu ponto mais elevado encontra-se a 3850 de altitude.  Encontra-se a 485 km da Cidade do México e 125 km de Guadalajara, entre os estados de Colima e Jalisco. 

Cerca de 300 000 pessoas vivem a menos de 40 km do vulcão. Em anos recentes têm ocorrido frequentemente evacuações temporárias de aldeias próximas devido a atividade vulcânica ameaçadora.
2. Vulcão Villarrica - Pucon - Chile - está localizado a 15 Km da cidade de Pucon, na região central do Chile. Sua altitude é de 2.847 metros e ele é o símbolo da cidade e um dos vulcões mais ativos da América do Sul.  com uma permanente fumarola saindo de sua cratera, tem ao seu pé um lago de águas vulcânicas cristalinas com sua areia completamente negra.
3. Ojos del Salado - Chile - é um estratovulcão com 6893 metros de altitude, considerado o mais alto vulcão do mundo. É também a segunda mais alta montanha da América, do Hemisfério Ocidental, do Hemisfério Sul, e a mais alta do Chile. 
Este vulcão está localizado numa região bastante selvagem e muito pouco explorada da fronteira Argentina-Chile, a 600 km a norte do Aconcágua, ponto mais alto dos Andes, numa região de clima desértico. Faz parte do círculo de fogo do Pacífico. O seu nome provém de enormes depósitos de sal que, na forma de lagoas ou "olhos", surgem nos seus glaciares
4. Vulcão Krakatoa - Indonésia - No dia 27 de Agosto de 1883, a ilha de Krakatoa ou Cracatoa (em indonésio: Krakatau), localizada no estreito de Sunda, entre as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia, desapareceu quando o vulcão de mesmo nome, no monte Perboewatan - supostamente extinto - entrou em erupção. É considerada a pior erupção vulcânica da História e que maiores danos causou.
A sucessão de erupções e explosões durou 22 horas e o saldo foi de mais de 37 mil mortos. Sua explosão atirou pedras a aproximadamente 27 km de altitude e o som da grande última explosão foi ouvida a cinco mil quilômetros, na ilha de Rodrigues, tendo os habitantes ficado surpresos com o estrondo, supondo significar uma batalha naval. O barulho chegou também até Austrália, Filipinas e Índia
5. Etna - Itália - é um vulcão ativo situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catânia. É o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente 3340 baza metros de altitude, variando devido às frequentes erupções.
Além de ser o vulcão mais alto da Europa, o Etna é também a mais alta montanha da Itália ao sul dos Alpes. A extensão total da base do vulcão é de 1190 km², com uma circunferência de 140 km, o que faz do Etna o maior vulcão da Itália e da Europa, superando em quase três vezes o tamanho do Vesúvio. É um dos vulcões mais ativos do mundo e está praticamente em constante erupção. 

Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...