Tuesday, August 6, 2013

Orquídeas raras que se parecem com animais

Considerando que existem mais de 35 mil espécies de orquídeas no mundo, não é surpresa que encontremos exemplares de diversos tamanhos, cores e formatos. Contudo, algumas dessas espécies impressionam por sua semelhança com animais (mesmo aos olhos de pessoas com pouca imaginação), como você verá na seleção abaixo.

1 - Caleana major - se parece com um pato voador (um pato estranhamente colorido, mas ainda assim um pato). Típica das regiões leste e sul da Austrália
2 - Peristeria elata - A estrutura central similar a uma pomba branca rendeu a essa orquídea o apelido de “Orquídea do Espírito Santo”. É encontrada na América Central.
3 - Ophrys insectifera - Essa flor pertence ao mesmo gênero que a Ophrys apifera  e usa uma estratégia similar para atrair insetos (moscas, no caso). Com uma aparência muito interessante de inseto. Um truque engenhoso, pois com esta estratégia ela consegue atrair insetos reais com intensão de cópula. Eles pousam, vêem que o inseto da planta é falso e voam para outra, carregando sem saber o pólen da primeira. Assim, estes animais proliferam essa espécie de orquídea. Como a O. apifera, é encontrada na Europa.
4 - Habenaria radiata - A parte central e as “asas” fazem com que essa orquídea se pareça com uma garçota (um tipo de garça). É encontrada na China, nas Coreias do Norte e do Sul e na Rússia.
5 - Ophrys apifera - erva-abelha, erva-aranha ou abelheira - é uma espécie de orquídea perene, de climas temperados geralmente encontrada em turfa semi-seca, sobre rochas, dunas calcárias ou em bosques abertos. É uma planta bastante comum na área mediterrânica a leste do Mar Negro. É nativa de Portugal onde, como todas as orquídeas naturais, é uma espécie protegida..
6 - Prosthechea cochleata - Típica da América Central, do Caribe e da Flórida (EUA), essa flor guarda semelhanças com pequenos polvos
7 - Phalaenopsis sp.- Algumas espécies desse gênero têm uma estrutura no centro que lembra a cabeça de um pássaro. São encontradas nas mesmas regiões que a O. Reinholdii.
8 - Ophrys reinholdii - Pessoas imaginativas dizem que a O. reinholdii lembra um bode – na humilde opinião deste redator, porém, ela está mais para um camelo roxo mutante. É encontrada nos Bálcãs, na Grécia, na Turquia, no Irã e no Iraque

9. Dracula simia -  é uma espécie de orquídea epífita de crescimento cespitoso cujo gênero é proximamente relacionado às Masdevallia, parte da subtribo Pleurothallidinae. Esta espécie é originária do sudeste do Equador, onde habita florestas úmidas e nebulosas das montanhas. 

Sua característica mais marcante é o fato de suas flores possuírem uma incrível semelhança com o rosto de um macaco , é encontrada na natureza em regiões de altitudes entre 1000 e 2000 metros o que a torna uma espécie pouco conhecida, embora possa ser cultivada domesticamente com bastante cuidados.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...