Wednesday, August 21, 2013

Muçurana - Cloelia cloelia - a cobra do bem

Mais conhecida como cobra-do-bem ou cobra-preta, é uma cobra ofiófaga, isto é, é uma cobra que devora outras cobras. Seus hábitos foram descobertos pelo médico e cientista brasileiro Vital Brasil (1865-1950), pesquisador do ofidismo. Vital Brasil apresentou, em uma conferência em 1915, um filme, de 1911, mostrando a luta de uma muçurana contra uma jararaca. 


Sua dieta é composta de cobras não peçonhentas e cobras peçonhentas como jararacas, cascavéis etc. Ao serem devoradas, essas cobras picam diversas vezes a muçurana, mas o veneno dessas cobras não tem efeito contra ela. A única cobra que a mata é a cobra-coral.
Sua preferência de habitat , é uma vegetação densa, ao nível do solo e com hábito diurno. Em algumas regiões, os agricultores mantêm muçuranas como animais de estimação , a fim de diminuir o indice de acidentes com cobras peçonhentas, que reivindicam anualmente um grande número de mortes de animais domésticos, como bovinos.
Na década de 1930 um plano brasileiro para produzir e liberar grande quantidade de muçuranas para o controle de jararacas foi tentado, mas não funcionou. O Instituto Butantan , em São Paulo , especializada na produção de ANTIVENENOS , erigiu uma estátua de Clelia clelia como seu símbolo e uma homenagem a sua utilidade na luta contra picadas de cobra venenosa. Muçurana de imunidade para o veneno botrópico foi estudada pelo cientista brasileiro Vital Brasil em 1920. 
Muçuranas estão cada vez mais rara, devido ao desaparecimento das suas presas e desapareceram em muitos habitats.

Fonte: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...