Saturday, August 17, 2013

Formigas mudam de cor depois das refeições

O cientista Mohamed Babu estranhou quando as formigas mudavam de cor após beber o leite derramado no chão da cozinha. Ao perceber que insetos tinham os estômagos transparentes, e não eram uma espécie mutante, ele decidiu fazer um experimento fotográfico dentro de casa, situada em Mysore, no sul da Índia.

Ele fez uma base com água, açúcar, corante e, para deixá-la mais firme, acrescentou um pouco de cera. Depois, gotejou a mistura em cima de um plástico no piso do jardim e esperou as formigas fazerem o resto.  Elas ficaram coloridas à medida que comiam o doce. A maioria, diz Babu, preferiu os pingos mais claros, como verde e amarelo, deixando de lado os tons fortes de vermelho e azul – as poucas que provaram mais de uma cor criaram novas tonalidades.
Foram vários dias de testes até conseguir os melhores ângulos. “A multidão era formada e ficava incontrolável em poucos minutos. Enquanto eu tinha de segurar a câmera com a mão diretira, a esquerda tentava espantar os insetos extras do clique. Uma vez perdida a foto, eu só poderia repetí-la no dia seguinte”, explicou o cientista ao diário britânico Daily Mail.
Tapinoma melanocephalum é o nome científico da formiga fantasma, que tem essa denominação popular pelo fato de suas pernas e abdômen serem transparentes. Essas formigas invadem casas, pois sua alimentação preferida são os doces – quando isso não é possível, comem insetos vivos ou mortos e a substância açucarada produzida por insetos sugadores.


Fonte: Noticias/Uol - Faculdade Jangada


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...