Tuesday, July 16, 2013

Parque da Independência - Museu do Ipiranga - São Paulo - Brasil

Cartão postal da capital paulista, o Museu do Ipiranga não poderia Ter sido construído em melhor local, haja vista que segundo a história, foi ali que Dom Pedro I proclamou o grito da independência, e então foi erguido o monumental museu que retrata os momentos mais importantes de nossa independência de Portugal.
Requinte e Estilo
Demorou exatamente sessenta anos entre o grito da independência e a construção do monumento para a comemoração do feito. Esse lapso ocorreu devido à grande discussão feita na época sobre se era correto ou não a construção de um monumento específico para isso. 
Ao final de toda a polêmica, foi escolhido o famoso arquiteto italiano Tomasso Bezzi para fazer o projeto do majestoso monumento às margens do Rio Ipiranga. E o italiano caprichou realmente entregando um grandioso projeto de prédio em estilo renascentista, que seria originalmente utilizado para que se fossem realizados estudos científicos e que depois de uma doação de muito material de um coronel chamado Joaquim Sertório é que foram iniciadas as atividades de museu realmente no prédio recém construído. 
Foi construída uma estátua em granito com elementos decorativos de bronze pelo escultor francês Etorre Ximenez para fazer uma alusão ao Grito da Independência, cujo subsolo serve para abrigar os despojos de Dom Pedro I e de suas esposas, o Museu do Ipiranga faz parte de um grande complexo chamado de Parque da Independência.
O Verde Abraça o Museu
Em tempos de tanta abordagem sobre o verde, foi construído um grande jardim que liga o Museu ao Monumento e também a todos os outros prédios existentes no Parque da Independência, obra encomendada à época para uma equipe de especialistas em paisagismo, fato para poucos à época. 
Para que se tenha uma ideia do tamanho do jardim, ali existe um imenso viveiro de plantas, uma área onde foi destinada à construção de um Museu de Zoologia e ainda uma casa histórica, da época da construção do monumento, cujo valor histórico e arquitetônico é inestimável por estar tão preservada.
O Acervo
O acervo construído pelo Museu do Ipiranga faz valer a pena a visita, ali você encontrará uma imensa gama de objetos que vão desde as nações indígenas existentes na chegada dos portugueses em 1500 até objetos do homem desbravador dos sertões datados de 1950, fazendo com que o visitante tenha uma total compreensão do modo de vida do homem brasileiro durante os tempos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...