Monday, July 8, 2013

Apertar os seios pode parar crescimento do câncer de mama

Um pequeno aperto nos seios pode impedir o desenvolvimento de células malignas na mama, que desencadeiam o câncer. 
De acordo com um estudo apresentado na Sociedade Americana de Biologia Celular, em São Francisco, aplicar pressão física pode fazer com que as células voltem a um padrão de crescimento normal. As informações são do Daily Mail.

"As pessoas já sabem há séculos que a força física pode influenciar nossos corpos", disse Gautham Venugopalan, um dos principais membros da equipe de pesquisa da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos. "Quando levantamos peso, nossos músculos ficam maiores. A força da gravidade é essencial para manter os ossos fortes. Aqui, mostramos que a força física pode desempenhar um papel no crescimento - e reversão das células cancerígenas”, justificou.

O estudo analisou o crescimento de células malignas dentro de um gel injetado em câmaras de silicone. Isso permitiu que os cientistas aplicassem pressão durante as primeiras fases de crescimento das células.

Com o passar do tempo, as células malignas espremidas começaram a crescer de modo normal e organizado. Por outro lado, células não comprimidas continuaram a crescer de forma desordenada e descontrolada, o que leva ao câncer.

"As células malignas não esquecem completamente como é ser saudável, elas só precisam as pistas certas para orientá-las de volta a um padrão de crescimento normal” disse Venugopalan.


Fonte: Saude Terra




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...