Tuesday, July 16, 2013

Animais ameaçados de extinção I

1 - Panda-vermelho - Ailurus fulgens - Animal símbolo do navegador para internet Firefox, habita florestas de bambu, seu principal alimento. O desmatamento, a proximidade com os seres-humanos e a caça ilegal são ameaças antigas. 
Mas, o crescimento do turismo em algumas regiões vem aumentando ainda mais a pressão sobre a espécie. O número crescente de pessoas causa uma demanda maior por lenha, para esquentar os hotéis e preparar as refeições, aumentando o desmatamento e diminuindo o habitat do panda-vermelho. Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie vulnerável

2 - Os tigres eram encontrados em grande parte da Ásia. Habitavam lugares tão diversificados (florestas tropicais, pântanos e savanas) que acabaram evoluindo em populações regionais com padrões e tamanhos distintos, a ponto de serem classificadas em subespécies diferentes, incluindo o tigre-siberiano (Panthera tigris altaica). 
Hoje, a maioria está extinta. A perda de habitat, a caça de suas presas e o mercado negro chinês - que vende partes do corpo do felino para fazer remédios – estão dizimando um dos predadores mais formidáveis do planeta. A estimativa é que existam apenas 2 500 tigres na natureza. Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie ameaçada

3 - Maria-leque-do-sudeste - Onychorhynchus swainsoni - A Mata Atlântica é o bioma mais ameaçado do Brasil. O desmatamento dizimou a floresta, que hoje mantém um pouco mais de 7% da sua cobertura original. 
Ainda assim possui uma alta biodiversidade. São mais de mil espécies de aves, sendo que muitas são endêmicas, ou seja, só existem ali. Só é encontrada na Mata Atlântica e sofre com a fragmentação da floresta. Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie vulnerável

4 - O lêmure-preto-e-branco (Varecia variegata) paga um preço alto por seus hábitos. Animais diurnos e de grande porte, são os animais mais caçados em Madagascar. 
Para agravar a situação, são muito seletivos em relação aos frutos que usam na alimentação e, por isso, ficam vulneráveis a qualquer alteração em seu habitat. Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie criticamente ameaçada

5 -  Elefante-africano (Loxodonta africana) - De densas florestas até os desertos mais secos, de montanhas elevadas até as areias das praias. É encontrado em 37 países diferentes na África. Porém, isso não significa que se encontra em boas condições. 
A perda e a fragmentação do habitat e os caçadores, que procuram o marfim para vender no mercado negro, são ameaças constantes ao maior animal terrestre do planeta. No entanto, as reservas e os parques nacionais oferecem refúgios para esses animais, e a população segue aumentando. Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie vulnerável


6 - leopardo-de-Amur (Panthera pardus orientalis) - Menos de 40. Esse é o número estimado da população do felino mais raro do mundo. Desmatamento, proximidade com a civilização, caça e aquecimento global colocam o futuro desse grande predador em perigo Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie criticamente ameaçada

7 - Gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei) - Décadas de guerra civil, destruição do hábitat, extração de madeira, caça ilegal, criação de gado... motivos não faltam para a redução da população de  para aproximadamente 680 indivíduos. 
Hoje, a maioria desses animais se encontra em áreas protegidas, onde ONGs internacionais apoiam programas de reabilitação e conservação. Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie ameaçada.

8. Guepardo (Acinonyx jubatus) é o mamífero terrestre mais rápido do planeta e tem uma alta taxa de sucesso na captura de presas. Esse fato não é visto com bons olhos pelos fazendeiros, que frequentemente matam os animais para proteger seus rebanhos. 
A competição com outras espécies também são ameaças à espécie: em algumas áreas a mortalidade de filhotes chega a 95%, a maioria por causada por leões . Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie vulnerável


9. A maior arara do mundo está ameaçada de extinção. A arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) sofre com o desmatamento, a falta de cavidades para reprodução, com a coleta de ovos e de filhotes para tráfico e com a caça para a fabricação de artefatos para serem vendidos aos turistas. 
Porém, graças aos esforços de projetos de conservação, a população da espécie segue aumentando. Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie ameaçada

10. Chamados de “Macacos do Velho Mundo”, os primatas da família Cercopithecidae são nativos da África e da Ásia. A espécie se encontra no estágio mais avançado de extinção e conta com raríssimos 35 membros espalhados por 11 instituições nos Estados Unidos.

11. O Leopardo Persa -  É um dos animais com maior risco de extinção no mundo. A espécie, que era comumente encontrada no Oriente Médio (principalmente na Turquia e no Irã), foi dizimada por guerras, traficantes de peles, desmatamentos e atropelamentos. Atualmente, existem pouco mais de mil indivíduos adultos em todo o planeta. 

12. Soim-de-coleira - Saguinus bicolor - É um sagui encontrado na Amazônia brasileira, mais especificamente na cidade de Manaus e seus arredores, no Amazonas. Encontra-se ameaçado de extinção devido ao desflorestamento, uma vez que sua área de ocorrência é restrita e vem sendo ocupada pelo crescimento da cidade de Manaus.

13. Leopardo-nebuloso é declarado EXTINTO em Taiwan - O animal já é procurado na região há 13 anos. A destruição de seu habitat é a principal razão de seu desaparecimento. Pesquisadores do Taiwan e dos Estados Unidos há 13 anos procuram a subespécie de leopardo-nebuloso (Neofelis nebulosa brachyura) nas florestas taiwanesas. Sem sucesso, declararam sua extinção. O fato é desanimador, uma vez que o animal era endêmico.


14. O leopardo-de-Java (Panthera pardus melas) - É uma subespécie de leopardo existente na ilha da Indonésia e em Java. Classificada como uma espécie em perigo crítico pela IUCN desde 2008, a sua população é estimada em menos de 250 indivíduos em fase adulta, somada à preocupante tendência populacional decrescente.

Fonte:
  viajeaqui
planetabicho
super/abril
wikipedia
jornalmeioambiente
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...