Saturday, July 13, 2013

5 Dicas para ter Sucesso ao Falar em Público

Falar em público é algo que assusta a maioria das pessoas. Provavelmente, ao menos uma vez na vida você precisará enfrentar esse desafio e expor sua opinião diante de um grupo. Há aquelas pessoas que conseguem fazer isso com bastante propriedade, entretanto, esta é uma habilidade que poucas vezes é conseguida de berço. Torna-se necessário bastante treino e conhecimento de técnicas para que seu discurso consiga fluir e cativar as pessoas que te escutam.

Se você não é um orador nato, precisa ficar muito atento à maneira como se apresenta ao seu público, para que não se condene a uma situação vexatória e crie um verdadeiro trauma de falar publicamente. Separamos aqui cinco comportamentos que você deve evitar, coisas que você, provavelmente, só aprenderia com a prática.

1. Construa um relacionamento com seu público

Antes do momento do discurso, vá até o auditório ou sala em que o grupo que te escutará está reunido e tente puxar assunto com o maior número de pessoas que conseguir. Isso te ajudará a conseguir credibilidade e também te trará maior confiança ao ver rostos conhecidos. Além disso, é maior a chance do público prestar realmente atenção ao que você fala se houver algum tipo de simpatia construída.

2. Elabore um começo cativante

Falar em público deve sempre começar com um estrondo que irá imediatamente atrair a atenção do seu público. Considere contar uma história da sua vida ou destacar uma grande notícia. Outras coisas que você pode fazer incluem citar um depoimento, trazer à tona uma questão polêmica ou mesmo contar uma piada. O importante é que, nos primeiros minutos, a plateia esteja totalmente focada no que você está falando. Só tome cuidado para não ofender seu público com conteúdos inapropriados.

3. Demonstre paixão

Os melhores oradores da história são aqueles que sabem como usar suas palavras de modo que transborde paixão. Você deve cativar seu público, e a melhor forma de conseguir isso é mostrar que você realmente tem paixão ao falar de determinado assunto. A plateia certamente reagirá a isto e, talvez, algumas pessoas se sintam envolvidas pela sua paixão.

4. Não exagere na linguagem corporal

A linguagem corporal é um recurso que você deve se apropriar ao falar em público, mas com total moderação. Você não deve se inclinar sobre o púlpito cruzar seus braços ou ficar verificando o tempo todo seu relógio ou celular. Evite demonstrar agitação excessiva na movimentação dos seus braços – ou pernas, caso esteja sentado, pois isso pode acabar deixando sua plateia irritada. Mantenha uma atitude muito profissional e tranquila, de modo que você pareça totalmente concentrado no que está falando e fazendo. Veja algumas dicas de como melhorar sua linguagem corporal aqui.

5. Sempre ofereça uma conclusão

Seu discurso deve ser fechado com um estrondo, do mesmo modo como começou. No entanto, esse estrondo deve ter um tom mais sutil. Busque resumir os pontos-chave da sua fala e, ao mesmo tempo, deixar seu público com questões que você pode (e deve), em seguida, responder.


Este artigo foi escrito por +Poema Euristenes, do Como Fazer, um site de guias e artigos que ensinam aos leitores a fazerem de tudo. Se você quer aprender mais sobre falar em público leia: Como Falar em Público
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...