Monday, June 17, 2013

Quem bebe chá verde envelhece melhor

Um estudo japonês concluiu que idosos que bebem regularmente chá verde podem ficar mais ágeis e independentes ao longo do
tempo, do que idosos que não bebem o chá.

Muitas pesquisas já foram feitas sobre as propriedades do chá verde. A bebida contém substâncias antioxidantes que podem ajudar a diminuir o dano celular, que por sua vez pode levar a doenças.

No novo estudo, os pesquisadores decidiram examinar se o chá verde diminui o risco de fragilidade e deficiência à medida que as pessoas envelhecem. Eles acompanharam quase 14.000 adultos com idade de 65 anos ou mais durante três anos.

Os cientistas descobriram que aqueles que beberam mais chá verde foram menos propensos a desenvolver “incapacidade funcional”, ou problemas com atividades diárias e necessidades básicas, como se vestir ou tomar banho.

Especificamente, quase 13% dos adultos que bebiam menos de uma xícara de chá verde por dia tornaram-se funcionalmente incapacitados, em comparação com pouco mais de 7% das pessoas que bebiam pelo menos cinco xícaras por dia.

As pessoas que beberam pelo menos cinco xícaras por dia tinham um terço menos probabilidade de desenvolver a deficiência.
As que tomavam em média três ou quatro xícaras por dia tinham um risco 25% menor.

Embora não seja claro como o chá verde oferece uma proteção contra a deficiência, um estudo recente descobriu que extratos de chá verde parecem aumentar a força muscular da perna em mulheres mais velhas.

Entretanto, o estudo não prova que o chá verde sozinho mantém as pessoas ágeis à medida que envelhecem. Amantes da bebida geralmente têm dietas mais saudáveis, incluindo mais peixe, legumes e frutas, bem como mais educação, taxas mais baixas de tabagismo, menos ataques cardíacos e derrames, e maior nitidez mental. Eles também tendem a ser mais socialmente ativos e ter mais amigos e familiares em quem confiar.

Mas mesmo com esses fatores levados em conta, o chá verde em si foi ligado a um menor risco de deficiência.

Os cientistas alertam que, enquanto o chá verde e seus extratos são considerados seguros em pequenas quantidades, eles possuem um pouco de cafeína e vitamina K, o que significa que podem interferir com medicamentos que impedem a coagulação do sangue.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...