Friday, June 7, 2013

Mosaiculturas no Parque de Flores em Hamamatsu - Japão

Mosaicultura ou arte em Topiária é o nome dado à uma técnica de criar esculturas através de plantas, flores e árvores. Na Mosaicultura é utilizada técnicas sofisticados e complexas, diferentemente da arte em Topiária, que utiliza uma técnica baseada basicamente na poda. Estas técnicas variam entre cidades e continentes. 
A topiária geralmente utiliza uma árvore ou arbusto de uma única cor (geralmente yew ou boj), que é cortada para fazer formas diferentes, mas que muitas vezes requer vários anos de poda. Já a Mosaicultura requer o uso de várias espécies e variedades de plantas, de cores variadas para criar contraste nos desenhos, padrões e efeitos.
Nos últimos anos essa arte tem se difundido em várias partes do mundo e desde o ano 1998, a Mosaicultura Internacional de Montreal, em parceria com outras empresas organiza exposições de Mosaiculturas em várias partes do mundo, com a participação de diversos artistas do mundo todo. 
São feitas também competições de escalas nacionais, continentais ou internacionais, que podem ocorrer uma vez a cada três anos. Os objetivos principais desse movimento é ilustrar a importância da riqueza cultural e diversidade do nosso planeta e a importância da integração do paisagismo para o desenvolvimento das cidades. 
Em 2009, a exposição ocorreu no Japão, no Parque das Flores em Hamamatsu, província de Shizuoka. A data coincidiu com o aniversário de 400 anos das relações comerciais do Japão – Holanda. O comércio marítimo entre os dois países começou em 1609 e desde então uma troca de conhecimentos à respeito de técnicas de jardinagem, além de importações de plantas e flores foi estabelecida entre Japão e Europa.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...