Sunday, June 16, 2013

Mangue Seco - Jandaíra - Bahia - Brasil

É a última praia no extremo norte do litoral baiano localizado no município de Jandaíra, fazendo fronteira com o estado de Sergipe. A beleza do local foi bem retratada na novela "Tieta", inspirada no romance "Tieta do Agreste", de Jorge Amado. 
Foi quando o Brasil passou a conhecer toda a beleza do lugar, que resguarda numerosas dunas e paisagens primitivas de rios e mar. As opções de lazer são variadas, com programas que satisfazem desde os surfistas, que nas praias da região encontram picos de grandes ondas, até os pescadores, que nas águas calmas dos rios conseguem fisgar os mais variados peixes. 
Dentre eles estão arraias, cações e carapebas, além do peixe-boi, espécie rara, que nas águas calmas do Rio Fundo, mais um dos vários rios que cortam Mangue Seco, encontrou um habitat propício para se reproduzir.
O Rio Real também merece destaque. Suas águas, um pouco salgadas, lembram as águas do mar e são uma verdadeira surpresa para os desavisados. A salinidade diverte os banhistas com a facilidade de, simplesmente, boiar e relaxar ao sabor do rio. O vilarejo fica entre a foz do Rio Real – que dia a dia vai escavando suas margens – e as imensas dunas que se movem com o vento.






Fonte: bahia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...