Wednesday, May 29, 2013

Tangará (Tangará-dançarino)

O tangará é uma ave passeriforme da família Pipridae. Também conhecido como tangará-dançarino. O nome tangará supostamente deriva do tupi ata, andar; e carã, em volta; sendo correspondente ao vocábulo castelhano saltarin.
Nome comum: Tangará-dançarino

Nome científico: Chiroxiphia caudata

Localização: Habita as matas densas do sul da Bahia, do sudeste e sul do Brasil, do Paraguai e nordeste da Argentina (Província de Missiones). 
Hábitos: Entre os seus principais hábitos, está a típica dança pré-nupcial, onde os machos se revelam verdadeiros acrobatas, enfileirando-se vários deles num galho e exibindo-se ante a fêmea, um de cada vez. Depois de executarem o rito, cada um volta ao fim da fila e espera a vez de exibir-se novamente.

Tamanho: 13cm

Alimentação: O Tangará é onívoro, alimentando-se de bagas e pequenos artrópodes.

Reprodução: As fêmeas têm o seu próprio território ao redor do ninho, onde constroem uma cestinha rala numa forquilha bem alta, utilizando-se de teias de aranha para colar o material da construção. Deposita dois ovos de fundo pardacendo com desenho mais escuro. 

A incubação dos ovos é feita pelas fêmeas, durante 18 dias; e os filhotes abandonam o ninho após 20 dias, passando a se alimentar e defender sozinhos.
O sistema de acasalamento é poligínico, em que machos (2-6) se agregam em locais tradicionais ou leks, para fazerem exposições cooperativas no sub-bosque, onde existe uma hierarquia linear de domínio que pode persistir por anos. O macho dominante do grupo se comporta como um sentinela no alto de um poleiro, na tentativa de atrair fêmeas para a corte.
Características: Os machos têm plumagem azul-celeste, cauda preta com duas penas centrais mais longas que as outras e, no alto da cabeça, uma brilhante coroa vermelha. 
Os mais jovens são verde-oliva, diferindo das fêmeas pela coroa vermelha que nasce antes da mudança das plumas no restante do corpo, só atingem a plumagem adulta com dois anos de idade. 



Fonte: AmigoPássaro




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...