Sunday, May 5, 2013

Ilhas flutuantes dos Uros – Peru

As ilhas dos Uros são ilhas flutuantes artificiais construídas com o junco chamado totora,  localizadas sobre as águas do Lago Titicaca, na divisa entre Peru e Bolívia. Há evidências da existência dos Uros já se verifica desde a era pré-colombiana, quando um povo desenvolveu esta forma de habitação tendo em vista maior segurança. 
As ilhas são feitas à base de totoras, sendo necessário um trabalho constante de manutenção para assegurar a flutuabilidade das ilhotas. Nas ilhas flutuantes vivem cerca de 1.800 pessoas, divididas em 70 ilhas familiares que ficam a apenas meia hora de barco, a partir de Puno, Peru.
Totora é uma espécie de junco que cresce nas margens do lago Titicaca , sendo a principal matéria prima para os Uros, tanto para construção de suas ilhas, casas e confecção de artesanato. Além da Totora os Uros vivem da caça, da pesca e do turismo. 
Seus habitantes recebem movimento constante de turistas e aventureiros viajantes que visitam suas ilhas. Hoje existe até uma igreja flutuante, duas escolas e um hotel rústico para quem deseja dormir flutuando no lago e descobrir melhor o estilo de vida deste povo.
A base das ilhas são feitas de blocos com raízes de Totora e depois coberta com ramos. A espessura média é de 2 metros e podem durar até 15 anos.



Fonte: JP
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...