Tuesday, May 21, 2013

Gaviões

1. Gavião-de-penacho - Spizaetus ornatus -  Família Accipitridae. É uma ave accipitriforme da família Accipitridae. É conhecido também como apacamim. Como o gavião-real, esta espécie encontra-se ameaçada de extinção na floresta Atlântica apesar de não figurar na lista nacional de espécies ameaçadas.
2. Gavião-caboclo - Buteogallus meridionalis - Família dos acipitrídeos. É um gavião campestre que habita todo o Brasil. A espécie mede cerca de 55 cm de comprimento, com plumagem na cor ferrugem, asas avermelhadas com pontas negras, cauda negra com faixa branca e ponta esbranquiçada. 
3. Gavião-caramujeiro - Rostrhamus sociabilis - Família dos acipitrídeos. Encontrado em locais pantanosos da América tropical e temperada. A espécie mede cerca de 41 cm de comprimento. É uma espécie dependente da existência do molusco aquático chamado aruá, um dos seus únicos alimentos. 
4. Gavião-carijó - Buteo magnirostris ou Rupornis magnirostris - Família dos acipitrídeos
Alimenta-se geralmente de insetos e aranhas, além de pequenos vertebrados. No Brasil é a espécie de gavião mais abundante. O gavião-carijó vive em casais que constroem ninhos com cerca de meio metro de diâmetro no topo de árvores. 
5. Gavião-carrapateiro - Milvago chimachima - Família dos falconídeos. Recebe o nome popular de carrapateiro por sempre ser observado alimentando-se de carrapatos ou bernes de bovinos e de equinos. É muito comum em áreas urbanas.


Fonte:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...