Saturday, May 25, 2013

Fruta Durião - Durian - Iguaria exótica - macia, suculenta e fedorenta

Embora possua um odor repulsivo, há quem o considere a iguaria com o melhor sabor entre todas as frutas. Trata-se de um fruto exótico incrivelmente apreciado em países do leste asiático. Durião é descrita como macia e suculenta, sendo o fruto de uma árvore do gênero Durio, pertencente à família Malvaceae. Em termos botânicos, é conhecido como Durio zibethi.
Proibido em hotéis e locais públicos
Independentemente de ser incrivelmente apreciado por muita gente na porção leste da Ásia  e também em outras regiões, naturalmente, o odor terrível e intenso do durião precisou ser reconhecido pelas autoridades. De fato, a fruta acabou sendo proibida em locais públicos, tais como parques, shoppings, hotéis etc.
Apesar do aroma, é nutritivo e ótimo para a saúde. Confira abaixo algumas das propriedades do durião:


  • Sendo uma fruta tropical, o durian traz propriedades semelhantes às da banana e do abacate, por exemplo. Trata-se de um fruto rico em energia, vitaminas e minerais.
  • A polpa macia e a composição de açúcares simples (como a frutose e a sacarose) fazem do durião um alimento de fácil digestão e também capaz de revitalizar o organismo rapidamente. 

  • Embora seja bastante calórico, o fruto é desprovido de quaisquer gorduras saturadas e, é claro, colesterol.

  • O durian é rico em fibras, o que é um verdadeiro “presente” para os intestinos.

  • Trata-se de uma fruta rica em vitamina C, um antioxidante importante para aumentar a resistência do organismo a agentes infecciosos.

  • Durião é uma excelente fonte de potássio, um importante eletrólito celular que auxilia no controle dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.

  • Trata-se, por fim, de fonte de aminoácidos essenciais, como o triptofano  que, no corpo, metaboliza-se em serotonina e melatonina, neurotransmissores importantes para a indução do sono e para o tratamento de epilepsias.
Fonte: megacurioso
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...