Sunday, May 5, 2013

Curiosidades sobre animais II


1. Porquinho sorridente do oceano - Você sabe o que é essa bolinha sorridente e cabeluda? É a Helicocranchia pfefferi, uma criatura oceânica também conhecida como polvo-porco. Ele tem apenas 10 centímetros e é normalmente encontrado em locais escuros e profundos, a mais de 90 metros abaixo da superfície do mar.
2. Sea Wasp - Um dos mais mortais animais na face da Terra. Essa água-viva, com corpo meio quadrado, habita o Norte e Nordeste da Austrália, e pode ser encontrada por toda a extensão da Barreira de Corais, ou seja: Por cerca de 2.000 Km.  A toxina presente nos tentáculos que chegam à muitos metros de comprimento, é tão forte, que os poucos sobreviventes de um encontro com uma Box Jellyfish, descrevem a dor mais como um choque elétrico constante, do que uma queimadura... 
3. Beija-flor - Os olhos desses pássaros são “sintonizados” para freqüências de luz acima do que os humanos podem ver. Pássaros que, para nós, parecem ser de cores completamente apagadas são vistos com cores radiantes por beija-flores.
4. Mariposas - Eles podem detectar sinais químicos no ar, chamados de feromônios, emitidos por indivíduos do sexo oposto em até 11 quilômetros de distância.
5. Peixes da Família Scianidade - Esses bichinhos “ouvem” usando o ar em suas bexigas. Elas conseguem detectar sons e vibrações e enviá-las a uma série de ossos no ouvido interno do peixe, células de lá enviam a informação para o cérebro.

6. Gato - Os bichanos possuem uma membrana similar a um espelho no fundo de seus olhos, que os permite se mover e caçar na mais absoluta escuridão. Chamada de “tapetum lucidum”, a membrana reflete a luz que já foi absorvida pela retina, fazendo com que os olhos possam absorver duas vezes mais luz.
7. Peixe-arqueiro - Toxotes microlepis - É capaz de derrubar insetos terrestres (voando ou em galhos de árvores) e pequenos animais a até 2m de altura apenas com disparos de água de sua boca especializada.
8. Gibão ágil - Hylobates agilis -  É famoso por seus movimentos ginásticos graciosos que rivalizam com os ginastas que competem nas barras assimétricas. Vivendo nas florestas da Sumatra, Malásia Peninsular e sul da Tailândia, ele salta de árvore para árvore movendo seus braços alternadamente para balançar entre os galhos. É listado como espécie ameaçada.

9. Lebre europeia - Lepus europaeus - apresenta um pico na atividade de acasalamento durante a primavera, um período chamado “loucura de março”. As fêmeas escolhem seus parceiros de acordo com sua força, “boxeando” com eles. Machos e fêmeas ficam em pés sobre as patas traseiras, se golpeando com as patas dianteiras. Como as fêmeas são um pouco maiores que os machos, somente os machos mais fortes as impressionam, ganhando a chance de acasalar.
10. Sapo-boi Indiano - Hoplobatrachus tigerinus - Conforme o macho atinge a maturidade, seu corpo fica temporariamente amarelado com bolhas azuis na mandíbula, no período de acasalamento. 
11. Budião Azul - Scarus coeruleus - Também é chamado de Peixe-Papagaio-Azul. O “papagaio” é devido ao seu bico que lembra ao da ave. Quando adultos, começam a desenvolver um focinho bastante projetado e grandes lobos em sua barbatana caudal. Geralmente se alimentam de pequenos vermes.

12. Lesma rosa fluorescente - Triboniophorus graeffi - Foi descoberta recentemente em uma região remota da Austrália. O animal, que chega a medir 20 centímetros de comprimento, é carnívoro, se alimentando de outras lesmas e também de musgos e fungos das árvores. A criatura foi encontrada no Monte Kaputar, no estado de Nova Gales do Sul.

Fonte: 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...