sexta-feira, 24 de maio de 2013

Conheça lugares com pontos extremos do mundo II

O planeta Terra esconde alguns pontos nos quais a sobrevivência fica quase impossível. Grande altitude, baixíssima umidade, ventos velozes, são muitos os problemas que podem tornar as condições extremas. No entanto, muitas vezes, essas áreas escondem paisagens deslumbrantes. o jornal The Telegraph organizou uma lista desses lugares.
1 - Dry Valleys, Antártica - Esta região sem gelo da Antártica é considerada o local mais seco no planeta. Essa condição é gerada em parte pelo forte vento que evapora a água, gelo e neve da área.
2 - Aswan, Egito - Juntamente com o deserto do Atacama, Aswan é um dos lugares mais secos do mundo. A cidade vê apenas um ou dois milímetros de chuvas em poucos anos.
3 - Deserto Lut, Iran - Este deserto no leste do Iran é o lugar mais quente da terra com um recorde de temperatura de 70,7 oC.
4 - Cherrapunji, Índia - Em 1861 esta pequena cidade na encosta sul do Himalaia Oriental viu uma notável chuva que chegou a 23 metros. A média de chuvas anuais chega a 11,4 metros, sendo que o índice maior se concentra entre abril e setembro.
5 - Kilauea, Havaí - As areias escuras da praia de Kilauea, na ilha havaiana de Kauai, guardam um dos vulcões mais ativos do mundo. Ele está em constante erupção desde 1983, cuspindo lava no oceano.
6 - Bishop Rock, Reino Unido - De acordo com o Guinness Book, a Bishop Rock - na ponta mais ocidental das ilhas de Scilly - é a menor ilha do mundo. Ela ainda possui uma construção, um com um farol de 49 metros.
7 - Salar de Uyumi, Bolívia - A maior planície de sal do mundo possui mais de 4 mil metros quadrados. Sua altitude média varia de acordo com o ponto, mas essa variação não passa de um metro por toda a área do Salar.
8 - Ojos del Salado, Argentina/Chile - Na fronteira entre Chile e Argentina, está o Ojos del Salado, o mais alto vulcão do mundo. Ele também contém maior lago do mundo, a 6.390 m de altura.
9 - Oymyakon, Rússia - O clima aqui é subártico extremo, o que significa que o solo está permanentemente congelado. A temperatura mais baixa já registrada no lugar mais frio habitado no mundo foi de -71, 2 oC.
10 - Everest, Nepal/China - A quase 9 mil metros acima do mar o monte Everest, na fronteira entre Netal e China, é a montanha mais alta do mundo.

Fonte: GP1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...