Tuesday, May 7, 2013

Conheça lugares com pontos extremos do mundo I

O planeta Terra esconde alguns pontos nos quais a sobrevivência fica quase impossível. Grande altitude, baixíssima umidade, ventos velozes, são muitos os problemas que podem tornar as condições extremas. No entanto, muitas vezes, essas áreas escondem paisagens deslumbrantes. o jornal The Telegraph organizou uma lista com alguns desses lugares.
1 - Chimborazo, Equador - Devido à protuberância equatorial da Terra, o ponto mais distante do centro do planeta não é o Monte Everest, mas o vulcão Chimborazo, no Equador. Ele está a 6.384,4 km do centro do planeta, enquanto o Everest está a 6.382,3 km.
2 - Dallol, Etiópia - Nesse ponto da depressão Denakil, a África desce a uma profundidade de 116 metros abaixo do nível do mar e apresenta temperaturas elevadas. Dallol tem a mais alta temperatura média do ar em todo o mundo, calculado em 34,4 °C.
3 - Mar Morto, Jordânia/Israel - A 424 metros abaixo do nível do mar, a costa do Mar Morto é o ponto mais baixo da Terra. É também um dás áreas mais salgadas, permitindo que os banhistas flutuem com facilidade sobre suas águas.
4 - Krubera Cave, Georgia - Com uma profundidade de 2.191 metros, a Krubera Cave (também conhecida como Voronya Cave) é a caverna mais profunda já conhecida.
5 - Tanggula, China - A 5.068 metros acima do nível do mar, Tanggula é a estação de trem mais alta do mundo. Ela se encontra na linha ferroviária Qingzang, que vai de Qinghai a Lhasa, no Tibete.
6 - Titicaca, Bolívia/Peru - Considerado o lago navegável mais alto do mundo, a 3.821 metros, Titicaca é popular entre os turistas e é conhecida por suas ilhas flutuantes. O local tinha um significado mitológico para os incas.
7 - Monte Thor, Ilha Baffin - Encontrado no Parque Nacional Auyuittu, na Ilha Baffin, Canadá, o Monte Thor é a maior queda vertical do mundo, possuindo uma face com um abismo de 1,25 quilômetros.
8 - Bouvet, Noruega - Esta ilha desabitada, que pertence à Noruega, está no sul do Atlântico. A terra mais próxima é Queen Maud Land, na Antártida, que está 1.100 quilômetros mais ao sul. Já o primeiro lugar habitado nas redondezas é o Cabo das Agulhas, na África do Sul, 1.400 quilômetros ao nordeste.
9 - Tristão da Cunha - Este arquipélago possui apenas 270 habitantes e seus vizinhos mais próximos estão a 1.750 quilômetros de distância, na África do Sul.
10 - Salto Ángel, Venezuela - A cachoeira mais alta do mundo cai por quase um quilômetro ao longo da borda da montanha Auyantepui na Venezuela.


Fonte: GP1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...