Tuesday, May 28, 2013

Camaleão Pantera: o rei das cores

Sua coloração permite que as fêmeas anunciem a gravidez.
Provido das mais belas cores, este incrível animal é o camaleão-pantera. Ele vive nas regiões norte de Madagascar e seu nome científico é Furcifer pardalis.
Sua coloração varia naturalmente de acordo com a localização geográfica (temperatura, clima e luz) em que se encontra. Os machos são os mais coloridos, enquanto as fêmeas, normalmente, podem ser encontradas em tons marrons, com toques em pêssego, rosa ou laranja.
Essa não é a única diferença física entre os sexos desta espécie. Quanto ao tamanho, as fêmeas levam a desvantagem de medir a metade do que os machos medem (esses podem crescer até 50 centímetros de comprimento), e quanto ao tempo de vida, elas também ficam para trás, durando cerca de 2 ou 3 anos, e eles ultrapassando os 10 anos. A morte precoce delas se da ao grande estresse que sofrem após carregarem os ovos.
O mais surpreendente sobre esta espécie é justamente o que envolve os seus filhotes. Ao engravidar, as fêmeas precisam arrumar algum jeitinho de mostrar aos machos que não estão dispostas a acasalar. E como elas fazem isso? Bem simples, mudando sua cor natural para um marrom bem escuro ou preto, com listras laranja.
Dependendo do consumo de alimentos e nutrientes que ingerem, durante o período de desenvolvimento, elas podem colocar até 40 ovos por desova. Esses demoram de 5 a 14 meses para eclodir, e geralmente, a maturidade sexual é alcançada já no 7º mês de idade.
Como a maioria das espécies, estes camaleões são bem territoriais. Eles passam a maior parte de sua vida em isolamento, e saem apenas para acasalar. Quando dois machos entram em contato, automaticamente suas cores mudam e seu corpo infla com o objetivo de afirmar o seu domínio. Após isso, o perdedor recua e ambos voltam às suas cores normais.
Para os criadores de répteis é interessante saber que estes animais são bastante exigentes. Um ambiente bem aquecido, iluminado e úmido, parecido com o de uma selva, é a principal pedida deles.  Acompanhado, claro, de seus insetos prediletos como grilos, larvas de moscas, baratas etc.


Fonte: Rede Ambiente


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...