Saturday, May 4, 2013

Ave poupa - Upupa epops - Animal-símbolo de Israel

É uma ave de plumagem acastanhada, sendo as asas pretas e brancas e a cauda preta,  com um tufo de penas na cabeça. Pertence à família dos upupídeos. Vive em locais secos e quentes: pomares, vinhas abandonadas, parques e orlas de florestas. 
 Alimenta-se de larvas, vermes e pequenos  lagartos. Seu vôo  se assemelha ao de uma borboleta. Sua técnica de defesa também é bastante incomum, perto de seu ânus há uma glândula especial que produz uma substância com um odor um tanto quanto desagradável.
Passam em suas penas até cobrir o corpo inteiro, que fica com um cheiro bem parecido ao de carne estragada, o que desanima muitos predadores que estavam interessados em comê-lo. Essa substância também atua como agente antibacteriano e repelente de parasitas, protegendo-a de algumas doenças. 
 Essa substância só é produzida no período de incubação e também quando elas estão cuidando de seus filhotes, que por sua vez também possuem um mecanismo de defesa bem interessante, eles esguicham fezes no rosto dos predadores quando estão sozinhos do ninho.
 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...