Friday, May 31, 2013

Arcos naturais

1. Arch London -  É um arco natural localizado no Port Campbell National Park, Austrália. O arco é uma das várias atrações turísticas ao longo da Great Ocean Road, perto de Port Campbell em Victoria. 
Este arco foi formado por um processo gradual de erosão, e até 1990 formava uma ponte natural dupla ligada ao continente. O arco mais próximo da costa caiu inesperadamente em 15 de janeiro de 1990, deixando dois turistas retidos na parte externa, até que foram resgatados por um helicóptero.
Antes do colapso, o arco era conhecido como London Bridge por causa de sua semelhança com o seu homônimo. Na foto abaixo segue uma amostra do arco que despencou e de como era este lugar fantástico anteriormente.
2. Arco natural La Portada – Chile - é um arco natural localizado a poucos metros da costa do Oceano Pacífico, cerca de 20 km ao norte de Antofagasta, Chile. Este monumento natural tornou-se um ícone da região e um dos marcos históricos mais famosos do Chile, devido a sua localização, próximo a rodovia Panamericana.
No local há uma plataforma de observação e um restaurante sobre os rochedos próximos de onde se pode tirar belas fotos do arco. Anteriormente era possível ir até à praia e caminhar ao longo da base dos penhascos, mas agora foi fechado por razões de segurança, após um forte terremoto ocorrido há pouco tempo, no Chile.
O arco foi conformado por rochas vulcânicas que datam de mais de 100 milhões conforme estudos. Desde então, a erosão vem conformando o arco. No local, o litoral é formado por penhascos íngremes e irregulares, formados por rocha nua e sal, levado pelo vento e depositado sobre as camadas de arenito.
3. Arco natural Durdle Door – Inglaterra -  É de calcário localizado na Costa da Inglaterra, perto de Lulworth, em Dorset. Este lugar fantástico é propriedade privada de uma família, mas é aberto ao público. A erosão do calcário, ação do vento, do mar e diferenças de dureza das rochas, resultaram na formação do arco com o decorrer do tempo.
Além do arco, uma cadeia de cavernas se formaram ao longo da costa. Muitas delas desabaram deixando formações que estão se desgantando com a ação do mar. Durdle é um dos monumentos mais fotografados ao longo da Costa Jurássica, onde cerca de 200.000 pessoas visitam a cada ano. Com o tempo o arco deve entrar em colapso, como outros que podem ser vistos ao longo de Ladram Bay, em East Devon.
4. Arco natural Berry Head – Canadá - É um arco de pedra natural, na Trilha da Costa Leste na Ilha Spurwink, Canadá. O arco pode ser visto de vários ângulos, e você pode atravessar por cima dele.
É um dos destaques da trilha de um dia de caminhada ao longo da acidentada costa da Península de Avalon. O arco está a cerca de 6 km ao norte de Port Kirwan, na Ilha Spurwink. É uma trilha difícil, com 17 km de extensão de Port Kirwan, que leva-o para a direita após o Arco Berry Head.
5. Arco natural de Jericoacoara - Ceará - Brasil - Pedra Furada: Cartão postal da Região Rochosa de Jericoacoara, o monumento que colocou a praia entre as 10 mais belas do mundo é uma grande formação rochosa em forma de arco, esculpida pelas ondas do mar.
É proibido subir na pedra e degradar o lugar. No percurso com maré baixa é possível divisar alguns aquários naturais cheio de peixes coloridos.
6. Arco natural do Cabo São Lucas – México - É uma formação rochosa no extremo sul do Cabo San Lucas, que é também o extremo sul da Península da Baixa California. 
 Muitos o comparam com o aspecto é de um Triceratops tomando água. O famoso arco separa o Golfo da Califórnia do Oceano Pacífico. 


Fonte: jp-lugaresfantasticos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...