Wednesday, May 1, 2013

10 animais absurdamente pequenos

Um cavalo com 20 centímetros de altura, macacos que cabem na palma da mão e um polvo que você conseguiria sustentar com a ponta de um dedo… Conheça a seguir 10 animais que provavelmente farão você se sentir gigante:

1. Einstein, o mini-cavalo
Em 2010, na cidade de Nova Hampshire (EUA), nasceu o pequeno Einstein, que parou de crescer ao chegar a 50 cm de altura ganhando o título do menor cavalo do mundo. Curiosamente, ele não é um “cavalo anão”, apenas um animal muito pequeno. Seus “amigos” são um cavalo chamado Playboy e uma São Bernardo chamada Hanna, ambos consideravelmente maiores do que ele.

2. Paedophryne Amauensis
Se você achou os outros animais dessa lista pequenos, vai se surpreender: o Paedophryne Amauensis mal chega a 1 cm (mede cerca de 0,8 cm), o que faz dele não apenas o menor sapo conhecido, mas também o menor vertebrado já visto. Vive em florestes de Papua Nova Guiné e emite sons agudos – que, embora não sejam facilmente ouvidos por humanos, ajudam cientistas a encontrá-lo.

3. Hippocampus Denise
De 13 a 90 metros abaixo da superfície do Oceano Pacífico Oeste, vive esse pequeno (quando adulto, chega a apenas 1,3 cm de altura) cavalo-marinho capaz de se camuflar em corais – o que, somado à sua pequenez, faz dele um animal difícil de localizar.

4. Brookesia Micra
Descoberto em 2012, esse pequeno camaleão mal passa de 3 cm de comprimento – o que dificulta a vida de quem procura por ele. Durante o dia, se esconde sob as folhas no chão e, à noite, dorme sobre galhos de árvore.

5. Leptotyphlops Carlae
Um adulto dessa espécie mede, no máximo, 10 cm, e é fino como um “fio de macarrão”. A menor cobra do mundo é encontrada na ilha de Barbados e, da mesma forma que a Homopus signatus, só bota um ovo por vez.

6. Octopus Wolfi
Esse polvo, o menor conhecido pelo homem, cabe na ponta do seu dedo. Descoberto e classificado há 100 anos, ele mede apenas 1,5 cm de largura e pesa cerca de 1 grama. Seu habitat é o Oceano Indo-Pacífico.

7. Homopus signatus
Embora seja grande em comparação a outros animais dessa lista (tem 11 cm de comprimento), essa tartaruga é 16 vezes menor do que a de Galápagos, a maior espécie conhecida – imagine um ser humano 16 vezes menor do que a maior pessoa que você conhece. Costuma viver escondida em rochas (o casco manchado ajuda na camuflagem) e, diferentemente de outras espécies, só bota um ovo por vez. Veja também as 10 tartarugas mais ameaçadas de extinção.

8. Morcego-nariz-de-porco-de-kitti
Com cerca de 3,3 cm de altura, esse morcego é, talvez, o menor mamífero conhecido pelo homem. Pode ser encontrado na Tailândia e em Burma, mas, mesmo cerca de 40 anos depois da sua descoberta, pouco se sabe sobre ele – é possível que esteja em risco de extinção, inclusive. Vive em grupos de tamanhos variados (que podem ir de 10 a 500 indivíduos) e, ao contrário de outros morcegos, não usa ecolocalização para evitar obstáculos enquanto se move. Conheça outros 10 morcegos bizarros.

9. Sagui-leãozinho
O menor macaco do mundo cresce no máximo até 16 cm de altura e vive na Amazônia. O rabo, usado para manter o equilíbrio, tem 20 cm de comprimento. Esse animal costuma viver em grupos de até 9 indivíduos e, quando a fêmea dá à luz, o macho fica por perto para “ajudar” no parto. Ele também está entre os filhotes mais bizarros do mundo.

10. Gato de Munchkin
As pernas curtas não impedem esse animal de se mover com rapidez – e, quando precisa enxergar longe, ele consegue ficar sobre duas patas. Seu curioso hábito de roubar e guardar objetos brilhantes lhe rendeu o apelido de “magpie” (“corvo de riacho”). Além disso, o gato de Munchkin é capaz de aprender truques. Começou a ser reconhecido como raça em 2003 – embora isso não seja consenso. Veja também as 10 raças de gatos mais incomuns do mundo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...