Monday, April 29, 2013

Templo hindu todo revestido por vidro - Johor Bahru - Malásia

Na cidade de Johor Bahru, sul da Malásia, reside um dos pontos turísticos mais impressionantes do país. Trata-se do Arulmigu Sri Rajakaliamman, um templo hindu todo revestido por vidro.
O espaço, um dos templos mais antigos da região, foi construído de forma modesta em 1922, e em 1991, iniciou-se um grande plano de expansão liderado por Sri Sinnathamby Sivasamy, após herdar a administração do templo de seu pai.
 Apesar de enfrentar muitos desafios, Sivasamy conseguiu ampliar e reconstruir o templo em cinco anos, reabrindo ao público em 1996. Mas foi após uma viagem por Bangkok, que o sacerdote diz ter se inspirado para revestir o templo com vidro.
 Sivasamy conta que estava andando em um riquixá, meio de transporte típico na Tailândia, quando sua atenção foi atraída por um brilho intenso. Seguindo a luz descobriu se tratar de uma obra de arte em vidro colocada na entrada de um templo local.
 Foi então que entre 2008 e 2009 deu-se início ao processo de “vitrificação” do templo Arulmigu Sri Rajakaliamman. Embora existam outros templos decorados com vidro, o de Johor Bahru se destaca por ter mais de 90% de sua área revestida por mosaicos de vidro colorido.
 Ao todo são mais de 300 mil peças de vidro em tons de vermelho, azul, amarelo, verde, roxo e branco, adornando pisos, pilares e paredes. Há também grandes lustres de cristal pendurados no teto, intensificando os efeitos lúdicos de luzes e cores refletidas nos vidros.
O santuário de vidro é totalmente climatizado e pode acomodar 1.500 pessoas. Embora seja um templo religioso, o espaço também permite a visita de turistas.

Fonte: vidrado
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...